terça-feira, 4 de março de 2014

Os Instrumentos

              No post anterior eu falei sobre energia e dei um exemplo de um feitiço bem básico, para começarmos a jornada!

       Mas isso não é tudo!! Falta ainda falarmos um pouco sobre os instrumentos que usamos na Arte da Bruxaria.  Sim, porque você não achava que era simples daquele jeito, achava??

       Bem, fora as velas e incensos usados, nós ainda temos outros objetos que nos auxiliam durante o ritual, que direcionam a energia que estamos manejando, que abrem portais, que fazem uma série de coisas!

       É importante deixar claro que, sem eles, ainda é possível que se faça o ritual/feitiço, mas vai requerer 10x mais do bruxo, pois ele está “sozinho”, tendo que puxar energia, trabalhar com ela, modifica-la à sua vontade e mandar de volta. Com esses objetos, isso fica de certa forma mais fácil, é como um suporte.

       Mas não se engane, o melhor e principal instrumento para a magia é você e sua imaginação!

       Caldeirão: Ele é o símbolo da bruxa no mundo, junto com a vassoura! Toda alegoria de bruxa que vemos por ai, mundo à fora, está sempre com um enorme caldeirão, fazendo poção!  O que podemos tirar de verdade nisso? Nós realmente utilizamos ele para fazer poções, mas também pode ser usado para queimar ervas e fogo dentro (nesse caso, recomenda-se que use ele apenas para uma dessas opções; ou você vai usar seu caldeirão para fazer infusões, poções, bebidas etc, ou para substituir uma fogueira, porque né, nem todo mundo pode fazer uma fogueira no quintal!); ele também é uma representação da Deusa, simbolizando o feminino, a sexualidade, fertilidade.... Ele deve ser feito de ferro e possuir três pés de apoio. Existem caldeirões de todo tipo, por isso, ATENÇÃO: Quanto maior ele for, maior o portal que ele vai abrir, portanto, se você estiver começando agora, eu sugiro que compre um caldeirão pequeno.

       Vassoura: A imagem da bruxa montada na vassoura e voando na Lua Cheia é tão forte, ainda nos dias de hoje, que a prefeitura de Salem a usa em sua bandeira. Por mais que usemos a vassoura nos dias de hoje, sua utilidade é muito diferente da dessa: ela é usada para limpeza e banimento de energias negativas de um lugar. Sempre antes de você começar um ritual, passe a vassoura por ele para limpá-lo (não que deixe a vassoura toque o chão). Ela pode ser feita naturalmente, com um galho que seja mais ou menos do seu tamanho e com folhas secas; ou melhor ainda, com ervas ligadas à limpeza! Hoje em dia, algumas casas de artigo religioso vendem umas vassouras de bruxa que são bem bacanas, feitas de piaçaba, basta você consagrá-la antes de usar.

       Athame: Símbolo do Deus, do falo, da masculinidade, da virilidade; o
athame é uma “faca” sem corte, onde você vai usar apenas ritualisticamente. Ele pode ser usado para traçar e destraçar o círculo, para simbolizar o encontro do Deus com a Deusa (colocado dentro do caldeirão, por exemplo), para canalizar a energia, para puxar e mandar energia, para proteção e defesa... Geralmente athames são pequenos, pois se forem muito grandes acabam se tornando espadas curtas, e se for muito pequenos, você dificilmente o manejará. Eu sugiro que escolha um cujo cabo caiba todo na sua mão.

       Varinha: Sim, ela também existe! É um instrumento de invocação, de direção de energia, serve para mexer no seu caldeirão, para traçar e destraçar o círculo, ou também como uma representação do Deus, na falta do Athame. Ela é feita de madeira, e por mais que tenham algumas árvores “especiais” para se fazer varinha, quando você pedir para que o Universo te mande uma varinha para ser sua, pode ser que seja de uma árvore que você nunca ia imaginar, tipo uma amoreira ou abacateiro. O melhor a se fazer é pegar um galho que já esteja no chão, e não tirá-lo da árvore; a não ser que você queira de uma dessas árvores “especiais” (salgueiro, sabugueiro, carvalho, aveleira... Cada árvore tem um propósito assim como as ervas, você pode ter várias varinhas, cada uma de árvore e cada uma vai funcionar melhor para um tipo de energia), nesse caso, é ALTAMENTE recomendável que você peça licença à arvore e que agradeça depois. Não precisa ser um galho reto, tem pessoas que preferem quanto mais torto, melhor. Também não precisa ser muito grande, nem muito pequeno, vai da sua escolha!

       Cálice: Representa a Deusa e sua feminilidade, fertilidade, igual ao caldeirão. Ele deve ser usado nos rituais com o propósito de guardar água ou vinho, ou outra bebida que você utilize. No ritual, ele vai permanecer no altar por um dia, ou quantos você decidir; dentro de um coven, o cálice é compartilhado para que todos bebam um pouco da bebida consagrada dentro dele. Bruxos solitários as vezes optam por ter dois, um para você e outro para deixar no altar, para não beber do mesmo cálice que a Divindade.
        
         Incensários e Castiças: Onde você pretende deixar suas velas e incensos queimando? Em um lugar apropriado e seguro, eu espero! É para isso que eles servem, e no mercado existem vários de várias cores e vários formatos, basta você escolher o que mais te agrada!

     Livro das Sombras: O Livro das Sombras, ou Book of Shadows no inglês (B.O.S.) é basicamente o caderno de anotações do bruxo. Ele serve como diário, onde você vai anotar praticamente tudo, desde receitas até suas
próprias experiências, ele vai ser a colinha que você vai ter nos primeiros rituais que fizer. Alguns deixam ele no altar, alguns deixam ele guardado. Não há regra para como um BOS deve ser, uma simples agenda ou caderno serve, alguns bruxos preferem ter fichário para poder tirar e colocar folhas à vontade. Existem lojas que vendem os Livros todo enfeitado, de capa dura e preta, com desenhos de pentagrama, basta você procurar e certamente vai achar um que te agrade!

       Existem outros instrumentos que você pode adquirir ao longo da sua jornada, mas que não são importantes logo de início. Eles são:

       Bússola: A única utilidade é para você poder se localizar independente da onde esteja para fazer um ritual; para você saber onde está o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste.

       Espada: Tem basicamente a mesma função que o athame, mas com mais potência. Com a espada, você está pronto para a briga; ela é uma melhor defesa e uma proteção maior.

       Enquanto que você sozinho tem o poder “pequeno”, com a varinha seu poder aumenta 2x, com o athame 4x, com uma espada, podemos dizer que aumenta umas 10x seu poder. Mas pode depender de cada instrumento usado também.

       Roupa ritualística: Tenha uma roupa apenas para rituais. Alguns gostam de escolhe uma roupa que seja toda branca, outros gostam de ter uma túnica, outros gostam de capa. Quando você for se iniciar, aconselho que já tenha a sua roupa ritualística que vai passar pela iniciação com você, e vai ter acompanhar no seu caminho.

       Músicas, sinos, pins: Essas coisas te ajudam a se concentrar melhor e a entrar em estado de meditação. É sério, vocês não vão acreditar no que um pin pode fazer na sua alma! Ele tem um toque já toca você fundo, já deixa a sua mente atenta e calma para ir entrando em meditação. Sinos também funcionam para chamar atenção de sua mente, e a música por si só é mágica: faz você entrar em sintonia total com a intenção do seu ritual.



       Oráculos: Na minha opinião, todo bruxo deve ter pelo menos UM oráculo. Existem diversos por aí, e são tantas formas diferentes... Que devo abrir um post só pra isso! Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cada comentário não deixado, mata um autor.