sexta-feira, 21 de março de 2014

Bem vindo, Mabon!

       Olá pessoas!

       Aproveitando que estamos entrando no outono, e vamos falar dessa data para wiccanos e bruxos!

       Primeiramente, vou dar uma introdução sobre o que são os Sabbath.

       Eles são antigos rituais que celebram a passagem do ano de acordo com as estações, como as épocas de colheita. Os Sabbats são celebrados de diversas formas ao redor do mundo, e podem ter diferentes nomes também, dependendo da cultura.

       São 8 sabbats ao todo, sendo 4 principais: Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain. E os 4 menores: Ostara, Litha, Mabon e Yule.

       Hoje, como eu disse, vou aproveitar a passagem do ano para Outono e falar um pouco sobre esse equinócio: Mabon.


       Mabon celebra a chegada do Outono, que corresponde a aproximadamente dia 21 de março no hemisfério Sul e 21 de setembro no hemisfério Norte. É o segundo festival de colheita, é aquele que antecede o inverno. Aqui, o Deus já está ficando fraco, já está envelhecendo, as plantações vão aos poucos sumindo e as folhas, caindo. Aqui começa uma época de recolhimento e introspecção, onde ficamos muito mais pensativos em nós mesmos.

       Nessa época era derramado leite sobre a terra para agradecer pela colheita que passou e por toda a fertilidade obtida. É uma data especial para conversarmos com nossos espíritos familiares, antepassados e guardiões, pedirmos seus conselhos e proteção, pois estamos à meio caminho do inverno, e ele simboliza uma época de total introspecção e infertilidade.

       Também é uma ótima época para começar a se preocupar com saúde e proteção, e deve-se ter um cuidado dobrado com pessoas idosas. Também pode pedir por proteção no amor.

       Ervas, alimentos e altar

       Lembre-se que essa época celebra tudo que veio da terra. Então coisas derivados de grão e raízes são válidos.

       Se puder, faça um prato típico de mabon para colocar no seu altar e depois, repartir com seus familiares e amigos: derivados de milho, abóbora, leite, feijões, maçãs, nozes, castanhas, amêndoas, amoras, jabuticabas, cravo, pães no geral e tortas. Também temos as cenouras, batatas, cebolas, etc.

       Bebidas: vinhos, cervejas e sidras, além de sucos e outras bebidas derivadas de frutas, como a maçã e a uva.

       Para enfeitar um altar de Mabon, separe algumas sementes e folhas secas. Coloque ramos de carvalho, pinho e/ou cipreste, espigas de milho, ramos de trigo e algumas frutas. Se puder, queime algumas ervas no seu caldeirão: madressilva, mirra, folhas de carvalho, folhas de maracujá, avelã, álamo e até trigo. Pode colocar uma jarra com a bebida que escolheu, o prato escolhido, cestas ou pratos com as frutas.

       As cores dessa época são as cores do outono: marrom, verde escuro, laranja, amarelo e vermelho.

       Antigamente o costume era receber familiares e amigos – ou reunir o coven, se for o caso – e fazer um almoço ou jantar, com os pratos típicos dessa época, para celebrar a fartura e as colheitas. Também era costume ter um tempo para cuidar da casa, concertar coisas quebradas, fazer faxina, fazer um estoque de comidas, etc.


       O Ritual

       Algumas tradições gostam de realizar um rito simbolizando a descida da deusa Perséfone ao submundo, pois de acordo com o mito, foi nessa época que o deusa Hades encontrou-se com Perséfone, apaixonou-se pela moça e a levou raptada para o submundo. Lá, ela comeu 6 sementes de romã, e essas semente simbolizando os 6 meses que temos de outono e inverno em que Perséfone passou no inverno. No resto do ano ela é permitida a passar com sua mãe, Deméter, aqui na superfície, e é nessa época que temos o verão e a primavera.


       Alguns bruxos preferem fazer um ritual em agradecimentos aos deuses, com orações de agradecimento pelos frutos que foram colhidos, pelo amadurecimento que teve, por tudo que foi deixado para trás, pedindo coisas boas para esse novo ciclo que se inicia, etc.

       Logo trarei mais coisas para vocês sobre os outros sabbats! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cada comentário não deixado, mata um autor.