quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Porque ser uma(o) bruxa(o)?

       Porque ser bruxo?

       É um caminho, um estilo de vida, uma forma diferente de ver o mundo. Penso que existe uma(o) bruxa(o) dentro de cada um de nós! Pois um bruxo, nada mais é, do que alguém que vive a magia do dia a dia, estudando sempre, observando as pessoas e seres vivos ao seu redor, captando o máximo de coisas possíveis para aprender tantas outras. Um bruxo gosta de uma conversa que lhe tem algo a acrescentar, e que lhe apresente diferentes pontos de vista. Um bruxo é alguém autoconfiante, que acredita no seu instinto quando ele lhe diz se certa pessoa é mentirosa, se está sofrendo, etc. Isso é até mesmo em prol de conseguir sentir a energia de uma pessoa ou de um lugar, se está carregado, se tem uma energia pra baixo...


       Geralmente o bruxo gosta de animais e plantas. Pode não gostar de determinado animal ou de se embrenhar no mato (eu não gosto de aranhas, nem de barata, nem de insetos!), mas o bruxo muito provavelmente vai gostar da natureza, vai saber admirar sua beleza, vai saber a importância que esses seres têm para o mundo. E dependendo do seu nível de estudo, vai saber ver os elementais existentes nas plantas e árvores, vai saber fazer contato com eles; vai saber respeitar seu lar!

       Praticamente todos os bruxos que conheço gostam e tem algum animal e algumas plantas em sua casa. Praticamente todos amam a natureza e são protetores fiéis dela, de toda a fauna e flora. Vira e mexe participam de campanhas e programas de conscientização, ajudam animais abandonados e necessitados, e não escondem um sorriso ao se depararem com esses pequenos pela rua!

       Um bruxo iniciante é a coisa mais curiosa que existe. Têm medo (e muito!), quer conversar com outros bruxos mais experientes, mas tem vergonha. Quer buscar mais conhecimento, quer ter logo seu material de estudo, quer fazer tudo, quer chegar logo lá na frente. Alguns querem ser descobertos! Querem falar sobre o que estão estudando, querem mostrar as novas descobertas ao mundo!


       Por que ser um bruxo? Não existe resposta para essa pergunta. Porque você está no caminho que escolheu? Quais os motivos que te movem? Acho que cada pessoa está nesse plano para um propósito a cumprir, e cada um está no caminho que está por algum motivo.

       Mas é certo que, apesar de eu ter falado que isso é colorido e florido, não é bem assim, pois é um caminho cheio de estudo e prática. Você tem que estar constantemente pensando, lendo, prestando atenção ou estudando alguma coisa. A mente tem que estar, praticamente sempre, trabalhando! Claro que alguns momentos você vai querer parar, descansar e não fazer nada. E isso é perfeitamente normal! É humano! E não faz mal nenhum! O que faz mal é querer ficar assim pra sempre!

       Alguns chegam na ponta desse caminho levados, muitas vezes, por filmes ou livros fantásticos. Aqueles que já tiveram algum parente ou amigo que lhes apresentou essa porta, pois bem, muitas vezes já tem uma base que essa pessoa lhe passou. Mas aqueles que não tem ninguém, que começaram do zero, tem um pouco mais de dificuldade. Para saber por onde começar, para saber o que exatamente é isso, entre muitas dúvidas.

       Quanto a mim, eu não lembro direito como comecei isso tudo, só consigo me lembrar que quando dei por mim já estava pesquisando sobre essa tal de magia na internet, descobri que existem estudos para isso, livros, pensei que pudesse ter uma escola de magia! Comentei com meu pai, pois nós sempre conversamos sobre esse tipo de coisa, mesmo que na época eu fosse uma criança e ainda não soubesse 100% do que falava; ele comentou sobre um colega que sempre aparecia com símbolos de pentagrama, sempre falava sobre essas coisas de magia... Em resumo, o rapaz era um bruxo. Comentou com ele, perguntou se existia escola para isso... O rapaz nos convidou à sua casa, onde morava com uma mulher e mais outro rapaz, todos bruxos! E eu não lembro exatamente que relação eles três tinham, hihi.

       Cheguei lá com olhos brilhantes e o coração na mão. Sua casa era pequena, mas muito bonita! Tinha prateleiras de livros e de estátuas de bruxas e fadas por todo o lugar, cristais,incensos, era tudo muito colorido e aconchegante!

       Então ele me explicou que não tem essa de escola de magia. O que existem mesmo são os grupos, os covens. E ele me explicou muito mais, sobre como funcionava a bruxaria, sobre o que eles faziam, o que sabiam, o que era preciso estudar...

       Confesso que quando eu vi o tanto que ia ter que estudar, desanimei! Voltei pra casa com um livro sobre a história da bruxaria emprestado, o qual já não me lembro mais do nome e que ficou jogado de canto por um bom tempo. Hoje eu penso que talvez tivesse que ter sido assim, na época eu era muito nova, muito imatura, tinha tanta coisa a aprender, trilhei tantos outros caminhos antes... Não estava ainda, na hora de eu realmente começar meus estudos, mas foi meu prefácio!

(O tal livrinho, não sei se ainda se acha dele hoje pra comprar hoje em dia)
       Nesse ínterim em que se passaram alguns meses, li sobre o ateísmo e fiquei decidida a segui-lo. Pareceu-me a escolha mais lógica. Por um tempo funcionou, mas meus olhos já não viam mais a magia no mundo. Nada mais fazia sentido, nada mais tinha um porque. Senti-me como uma tábua furada, que é colocada em águas e vai afundando. ”Ora”, pensei, “quer saber? Vou seguir o que meu coração manda!”.

       Comprei meu primeiro livro de magia pouco tempo depois. É daqueles que gente grande pega pra ler e acha tudo baboseira, mas só li verdades! Hoje em dia pego-o para ler e vejo que é realmente bom, ainda mais para crianças por ter uma linguagem simples, possui figuras infantis e suas magias são bem fraquinhas (como com bolha de sabão e água). Se chama “Os Novos Bruxos”, da Bruxa Djaá!

       E foi assim que tudo recomeçou. Encontrei meu primeiro tarô (que uso até hoje, me julguem!) em uma banca de jornal, veio o deck com os 22 Arcanos Maiores, um livreto e um DVD, o qual eu devorei e anotei tudo que podia!

       E sim, hoje estudo tudo o que tiver pra estudar com muito prazer! Já é algo que está tão impregnado no meu ser, que mesmo que eu saia da magia, a magia não vai sair nunca de mim!


       Magia não é algo para ser compreendida, é algo para ser sentida. Não existe uma explicação do porque escolhi esse meu caminho, só sei que daqui não saio, e daqui ninguém me tira! Como diz a sábia Viviane dos livros As Brumas de Avalon: "Quando a Deusa lhe chamar, você vai ouvir por onde quer que vá, e não vai poder ignorar."



       (Porque ser bruxo?
       E porque não ser?)



Inspirado nos textos do Oficina das Bruxas:
http://oficinadasbruxas.com/

Um comentário:

Cada comentário não deixado, mata um autor.