sábado, 15 de fevereiro de 2014

Bruxas existem?

       Boa tarde!

       Sempre quis fazer um blog onde eu pudesse compartilhar minhas experiências com essa arte. Algo que eu pudesse transmitir algum conhecimento, explicar,
e ao mesmo tempo compartilhar de minhas próprias experiências, boas ou ruins! Resumindo: um cantinho onde eu pudesse conversar!

       Então pra começar tudo, gostaria de deixar explícito sobre quem são as bruxas de verdade, essas criaturas que estão presentes no imaginário infantil - na língua das pessoas como alguém prejudicial e maléfica - na literatura e no cinema. As bruxas sempre foram e sempre vão ser um elo entre mito e realidade, se encontrando no imaginário popular por décadas atrás e mais algumas à frente.

       Sobre a ficção, temos uma ampla visão sobre as bruxas, de como elas são e o que fazem; em geral o esteriótipo é sempre uma mulher velha, com nariz pontudo com uma verruga e uma gargalhada de dar inveja a qualquer vilão. Mas será que isso condiz com a realidade?

       Afinal, bruxas existem?

       Sim, bruxas existem, e em nada se parecem com o que a mídia e os contos de terror nos passaram por todo esse tempo. Qualquer pessoa na rua pode ser um bruxo: seu vizinho, seu colega de classe, seu patrão, etc. Mas não tenha medo, gafanhoto! Bruxos são pessoas normais, como eu e você, que acordam cedo e vão ao trabalho ou aos estudos, enfrentam o trânsito, precisam ir às compras, choram e riem, como todo ser humano saudável!

       O que faz de alguém bruxo, então?

       Se você já procurou por esse assunto, já deve ter se deparado com o termo Arte da Bruxaria. Bem, o que você entende como ARTE? Eu entendo que arte é algo que faz bem para nossa alma: existe a Arte da Música, a Arte do Desenho, a Arte da Escrita, e por aí vai...

       Se a bruxaria é uma arte, necessita de certa dedicação e estudo. É preciso muita leitura e prática, pois você não sabe como tocar violão apenas porque leu sobre isso.

       Para conhecer mais dessa Arte, você tem que pesquisar. Mas é importante você saber que a Bruxaria não é uma ciência exata. Como funciona isso? Para algo ser uma ciência exata, é preciso ter uma receita onde apenas seguindo ela você consegue obter o resultado desejado. Mas na bruxaria não é assim! Para se conseguir o resultado desejado, é preciso algo muito importante: energia.

       Eu costumo dizer que, enquanto no plano físico temos os átomos que formam todo o universo e tudo que existe nele, com algo mais sutil temos a energia. Ela também molda o universo e tudo que existe. Podemos classificar essa energia por quantidade, polaridade, intensidade, etc etc etc.

       Um bruxo estuda sobre essa energia! Como usá-la, como manipulá-la. E existe energia em tudo: nos cristais e nas ervas; nos astros; na numerologia; nos dias da semana; em cada hora do dia; nas cores, etc. Por tanto, um bruxo precisa estudar tudo isso e mais um pouco.

       Existem, sim, os trabalhos mágicos, para os mais diversos fins; temos poção e elixires, pó comestíveis e não-comestíveis; amuletos, patuás, talismãs, etc. E tudo isso vai depender daquela tal de energia.

       Não temos um templo nem um livro sagrado, sabemos que a maior manifestação da divindade somos nós mesmos.

       Bruxaria não é uma seita ou um grupo fechado como os maçons; é um meio de vida, uma filosofia. É uma vertente do paganismo, como a Wicca, o xamanismo, o druidismo...

       Um bruxo não necessariamente vai venerar um deus ou uma deusa, ele pode apenas querer acreditar na força do universo, nos elementos da natureza, mas DIFICILMENTE um bruxo será um completo ateu.

       O importante mesmo é você saber que a bruxaria não é necessariamente uma religião. É algo natural que todos fazemos ou que acontece em algum momento da vida. São coisas pequenas, como fazer uma prece, admirar o sol nascendo, agradecer pelo ótimo dia que teve. É fazer um chá para "acalmar os nervos", é comprar aquele cristal porque "disseram que é bom pra se equilibrar". É gostar de animais e falar com eles. É se sentar com pessoas queridas ao redor de uma mesa de almoço. Bruxaria é transformação, é sentir. É algo que está naturalmente dentro de nós, mesmo que negamos.




Texto inspirado no blog Oficina das Bruxas

http://oficinadasbruxas.com/

3 comentários:

  1. Sem dúvida, a melhor descrição sobre o tema que eu já li!
    Você conseguiu passar a sutileza que existe em um assunto tão carregado de informações negativas transmitidas por leigos e por pessoas medíocres que não sabem respeitar a diversidade de crenças!
    Parabéns! belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza vc nos disse com as palavras. certissimas o q são os Bruxos.
    Gente do bem....com vontade de ajudar seja humanos ou animais..

    ResponderExcluir
  3. Amei sua explicaçao sobre quem sao ...como sao e como identificar uma bruxa.....ate breve.
    ah estarei te seguindo p aqui ok

    ResponderExcluir

Cada comentário não deixado, mata um autor.