sábado, 13 de dezembro de 2014

Magia do cotidiano

       (Dicas tiradas do Almanaque Wicca 2015 e do livro Magia Prática de Franz Bardon)

     Ao entrar para a Wicca, bruxaria ou qualquer uma das vertentes do paganismo, é preciso ter em mente que magia é algo que está em tudo ao nosso redor. Está no ar, na água, na nossa comida, em nós mesmos. E apesar disso, muitas pessoas não sabem como trazer a magia para o cotidiano: fazem os ritos, realizam os sabbaths e esbath, fazem feitiços, mas é só. No resto do tempo, na maioria dos seus dias, são pessoas como qualquer outra, como se separassem sua vida mística de todo o resto.


     Mas é possível trazer a magia para cada minuto do seu dia, praticá-la em qualquer lugar que você estiver. E para isso, existem várias dicas que você pode seguir sem gastar muito de seu tempo, já que a maior queixa das pessoas é a falta de tempo :

     Um primeiro passo é recolher símbolos que representem os seus desejos. Não devem ser coisas bobas como o último iPhone ou uma camiseta da moda, mas sim, coisas essências para ser feliz durante a vida: saúde, prosperidade, alegria, amor, etc. Você pode recolher o que quiser, desde que seja realmente importante.

     Como eu disse que você precisa de símbolos, cada uma dessas coisas vai ter que ter uma representação, um símbolo. Qual símbolo você vai usar para representar cada uma dessas coisas? Isso é com você. Você pode pegar símbolos já existentes – alguns podem ser facilmente encontrados em sites e livros – ou pode criar seus próprios símbolos.

     Depois, você vai precisar consagrá-los, o que significa despertar o poder destes símbolos. Isso deve ser feito dentro de um círculo, com os 4 elementos e as divindades de sua preferência.  Você vai pegar cada símbolo particularmente e unicamente, fazer um por vez. Não precisa fazer todos em um único ritual, se não quiser gastar muita energia de uma vez só. Você vai pedir para despertar o poder do símbolo, vai dizer a finalidade dele, vai dizer que cada vez que ele for desenhado, vai desempenhar sua função, vai trazer para sua vida e energia dele. Não precisa ter pressa ao fazer isso, pois é uma parte muito importante.

     Depois que os símbolos estiverem despertados, você pode começar a usá-los. Como? A parte gostosa vem agora! Lembrando que você não precisa fazê-los em papel e colar nos lugares citados, mas pode fazer tanto com algum instrumento quanto com seus próprios dedos. O importante mesmo é, na hora em que estiver fazendo-os, imagine a função deles em prática, para que eles serão usados, e tudo o mais.

     Proteção: O símbolo de proteção pode ser usado em todas as portas e janelas da sua casa, nos pneus do seu carro, na sua bolsa, na sua mesa do trabalho ou carteira da escola. Faça no computador, na coleira de seus animais, no celular, nas chaves de casa e dentro dos sapatos antes de sair (não na sola, mas no peito do pé e nas laterais).

     Saúde: Pode ser feito no fogão, geladeira, micro-ondas, em todas as suas panelas e utensílios domésticos e no fundo do prato onde você vai pegar comida. Em todos os potes onde há comida guardada, no filtro ou purificador de água, e até mesmo nos cremes e shampoos que você usa.

     Prosperidade: Pode ser feita também nos sapatos, na carteira, na bolsa, em sua mesa de trabalho, onde você guarda dinheiro, no cartão do banco, cheque, na porta de entrada da casa.

     Amor e beleza: Faça em seus utensílios de beleza – shampoos, cremes, condicionadores, sabonete, pasta de dente e até desodorante – na sua maquiagem, nas suas roupas, joias e perfumes.

     Existem símbolos que podem te ajudar com uma porção de coisas: para estudos, concentração, purificação, sucesso, amizades, conquistas...

     Fora essa parte mais trabalhosa que envolve ritual e uma maior elaboração, você pode fazer uma série de coisas pequenas, como:

     -Antes de comer, agradeça por aquele animal ter dado sua vida para que sua espécie se alimente. Faça uma prece pedindo para que tudo de ruim que ele possa ter sentido na hora de sua morte – medo, dor, angústia – seja dissipado e que ele parta e descanse em paz.

     -Ao comer ou beber, reflita sobre como seu corpo vai absorver cada nutriente, sinta seu corpo se fortalecendo.


     -Antes de comer, você pode fazer com os dedos da mão dominante algum símbolo de saúde no prato, ou outro que queira no momento.

     -Se você for comer em restaurante ou na casa de outra pessoa, imante suas mãos e mentalize que toda "sujeira" que foi colocada naquela comida, seja agora dispersa e mandada de volta para o Universo. (Pois muitas pessoas cozinham com raiva ou por obrigação, e isso acaba passando para a comida)

     -Ao tomar banho, sinta que além da sujeira física, a água vai levando embora todas as mazelas pelas quais você passa durante o dia, todos os sentimentos e pensamentos negativos que você pode ter sentido.

     -Faça um saquinho de proteção ou prosperidade para carregar no seu carro e na sua bolsa/mochila. Coloque nele, além dos símbolos, pedras e raminhos de ervas com a finalidade desejada.

     -Sempre antes de entrar em casa, deixe os sapatos que você usou na rua do lado de fora da casa. E que lavar as mãos seja uma das primeiras coisas que você vai fazer ao chegar.


     -Tente andar sempre com os pensamentos e sentimentos elevados. Somos humanos e ficamos mau humorados com o trânsito, perdemos a paciência de vez em quando, mas vamos tentar ser racionais nessas horas: não adianta gritar com sua empregada ou chutar seu cachorro por conta disso. Disperse essa energia. Respire fundo e relaxe.

     -Crie o hábito de ouvir mantras ou orações. Elas funcionam tanto para limpar o ambiente e sua aura, quanto para te manter relaxado e saudável.

     Isso são algumas coisas que você pode fazer para respirar magia. Aos pouco eu tenho certeza que você vai encontrando outras utilidades e formas de se usar a magia no seu dia-a-dia. Com isso, você estará vivendo cada aspecto do seu dia de forma mágica e concentrará suas energias no que desejar manifestar na sua vida.


     A magia está ao nosso redor, sempre esteve e sempre estará. Você escolhe se vai querer trazê-la para dentro de sua vida ou não.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Samhain - Doces ou Travessuras??

       O Samhain (pronuncia-se "sou-en"), também chamado de Halloween, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos e Terceiro Festival da Colheita, é o mais importante dos oito Sabbats dos Bruxos. Como Halloween, é um dos mais conhecidos de todos os Sabbats fora da comunidade wiccana e o mais mal-interpretado e temido.

       Essa é a noite em que o véu que separa o mundo material do mundo espiritual encontra-se mais fino e o contato com nossos ancestrais torna-se mais fácil. É também o momento tradicional para celebrar a última das colheitas e se preparar para o Verão.

       O poder de magia pode ser sentido no ar, nessa noite. O Outro Mundo se alinha com o nosso conforme a luz do Sol baixa e o crepúsculo chega. Os espíritos daqueles que já partiram para o outro plano são mais acessíveis durante esta noite.

       Samhain ocorre no pico do Outono. É o tempo do ano em que o frio cresce e a morte vaga pela Terra. O Sol está enfraquecendo cada vez mais rapidamente, a sombra cresce e as folhas das árvores estão caindo, numa preparação ao Inverno que chegará. Essa é a última colheita, o tempo em que os antigos povos da Europa sacrificavam seus gados e preservavam sua carne para o Inverno, pois esses animais não podiam sobreviver em grande escala nesse período do ano devido ao frio vindouro. Só uma pequena parte, os mais viris e fortes, era mantida para o ano seguinte.

       Samhain é a noite em que o Velho Rei morre e a Deusa Anciã lamenta sua ausência nas próximas seis semanas. O Sol está em seu ponto mais baixo no horizonte, de acordo com as medições feitas através das antigas pedras da Britânia e da Irlanda, razão pela qual os Celtas escolheram esse Sabbat, em vez de Yule, para representar o Ano-Novo. Para os Antigos Celtas, esse dia sagrado dividida o ano em duas estações, Inverno e Verão. Samhain era o dia no qual começavam o Ano-Novo celta e o Inverno, por isso era um tempo ideal para términos e começos.

       A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1o de Novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (que cai a 2 de novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos.

       É o dia ideal para honrar os mortos, pois nele os véus que separam os mundos estão mais finos. Aqueles que morreram no ano passado e aqueles que estão reencarnando passam através dos véus e portais nesse dia. Os Portões das Sidhe estão abertos e nem humanos nem fadas precisam de senhas para entrar e sair.

       Em Samhain, o Deus finalmente morre, mas sua alma vive na criança não-nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o Deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras.

       Samhain é um festival do fogo e é a entrada para a parte sombria e fria da Roda do Ano. É em Samhain que as fogueiras são acesas para que os espíritos do outro mundo possam encontrar os caminhos para partirem ao Outro Mundo (País de Verão).

       Samhain é o tempo de lembrarmos com amor aqueles que partiram para o outro lado, por isso é chamado de a Festa Ancestral. Toda a família, ou grupo, se reúne para reverenciar os que já partiram. É muito comum nesse Sabbat se realizar uma ceia em silêncio, conectando-se com aqueles que já cruzaram os portais dos mundos. É tradicional também deixar um lugar à mesa para os ancestrais e lhes servir pratos como se eles estivessem presentes à ceia.

       Para aqueles que não têm família para festejar e celebrar seus ancestrais, alimentos geralmente são deixados do lado de fora de casa, na porta de entrada, em homenagem aos familiares e amigos desencarnados.

       É também tradicional deixar uma vela acesa na janela da casa para ajudar a guiar os espíritos ao longo de sua caminhada ao nosso mundo para que possam encontrar o caminho de volta.

       As artes divinatórias, como a observação de bola de cristal e o jogo de runas, na noite mágica de Samhain, são tradições wiccanas, assim como ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto. Existe também a queima de pedidos, muito conhecida neste Sabbath: você escreve em pequenos pedaços de papel palavras que simbolizem seu pedido, se puder escrever em papéis coloridos, é melhor. Faça orações para os deuses e queime estes papéis na fogueira ou no caldeirão, e agradeça aos deuses.

       Os alimentos pagãos tradicionais do Samhain são maçãs, tortas de abóbora, avelãs, Bolos para os Mortos, milho, sonhos e bolos de amoras silvestres, cerveja, sidra e chás de ervas.
       Cores: preto e laranja
       Deuses: Deuses Anciãos, a Deusa na sua face da Anciã, o Deus como o Senhor das Sombras.
       Ervas: nós-moscada, sálvia, menta, mirra, patchuli, artemísia, alecrim, musgo, calêndula, louro, mandrágora.
       Pedras: obsidiana, floco de neve, ônix, cornalina, turmalina negra, âmbar, granada, hematita.


       O que você pode fazer no Samhain?

       Tomar resoluções para serem colocadas em prática no próximo ano que se inicia. 
       Confeccionar um Jack O'Lantern. 
       Fazer oferendas de maçãs e pães no jardim dos ancestrais.        Adivinhação através do Tarô, das Runas, da bola de cristal, da vidência em espelho negro e caldeirões com água.        Fazer máscaras que expressem o seu lado sombra.        Confeccionar vassouras.        Confeccionar um Bastão Mágico.        Confeccionar uma Witch's Cord (Corda de Bruxa) para proteção durante o decorrer do ano.        Acender uma vela laranja à meia-noite para atrair sorte no ano que se inicia.        Erigir um Altar com a foto de seus ancestrais amados e colocar oferendas sobre ele, demonstrando seu agradecimento e reconhecimento pelos feitos deles na Terra. 

       Queima de Pedidos

       A Queima de pedidos é um dos rituais mais tradicionais de Samhain. Nele banimos tudo o que tivemos de negativo e pedimos o que queremos atrair de positivo para o ano mágico que se inicia.

       Para isso, você vai precisar de:

       -Dois pedaços de papel em branco
       -Um lápis
       -Seu Caldeirão
       -Álcool de cereais
       -Folhas de Louro

       Num dos papéis escreva tudo aquilo que você quer afastar de sua vida: obstáculos, doenças, pessoas indesejadas, dificuldades, etc.

       No outro escreva tudo aquilo que você quer atrair para a sua vida: saúde, prosperidade, amor, sucesso, etc.

       Seja bem específico em seus pedidos e não se esqueça de no final assinar e colocar a seguinte frase: Que tudo isso seja correto e para o bem de todos.

       Coloque um pouco de álcool no seu Caldeirão, acenda-o e jogue o primeiro papel, aquele que contém as coisas que você quer afastar, no fogo. Enquanto o papel queima, mentalize o mal sendo afastado. Peça à Deusa e ao Deus que todas as forças negativas sejam anuladas e que o mal seja banido.

       Espere o fogo acabar, então coloque um pouco mais de álcool no Caldeirão, tomando o devido cuidado, pois o álcool quando colocado em um recipiente quente evapora e pode entrar em combustão espontaneamente. Jogue então o segundo papel, aquele que contém as coisas que você quer atrair para a sua vida, no fogo. Coloque as folhas de louro nas chamas, sempre mentalizando as boas coisas que você quer atrair para a sua vida. 

       Confeccionando um Jack O'Lantern 
       A confecção do Jack O'Lantern é uma atividade tradicional desse Sabbat. Eles enfeitam toda a nossa casa no decorrer do dia, além de servirem de ornamentação indispensável para a cerimônia de Sabbat. 
       Coloque um Jack do lado de fora de sua casa na noite de Samhain para afastar o s maus espíritos e visitas indesejadas de outros planos. 
       Para confeccionar um Jack você vai precisar de:
       -Uma faca;        -Uma vela branca;        -Um óleo essencial de patchuli.
       -Uma abóbora ou moranga; 

       Faça uma tampa na parte superior da abóbora, retire suas sementes e com a faca entalhe uma face na abóbora da forma que você achar melhor. Unja a vela branca com a essência de patchuli e coloque-a dentro da abóbora. Acenda a vela dizendo:

"Com esta vela, por esta luz e pela brisa que vem do além 
Eu dou as boas vindas aos espíritos nesta noite de Samhain"
    
       Trançando uma Corda de Bruxa 

       Trançar uma Corda de Bruxa (Witch's Cord) é um ato tradicional na noite do Samhain. Elas simbolizam o cordão que liga todos nós ao Outro Mundo, além de serem uma representação simbólica do cordão umbilical que traz todos à vida terrestre.

       A Corda de Bruxa é confeccionada utilizando cores apropriadas que simbolizem aquilo que você quer atrair para sua vida no ano mágico que se inicia. Por isso escolher a cor correta para confeccionar sua Corda de Bruxa é essencial:Branco: Para harmonia. 

       Vermelho: Para afastar os inimigos, vencer os obstáculos, atrair garra e coragem.        Laranja: Para sucesso e prosperidade.        Rosa: Para atrair amor.        Preto: Para proteção e afastar o azar.        Verde: Para abundância.        Amarelo: Para atrair saúde e ter sorte no comércio. 

       Caso sua necessidade seja maior do que apenas uma cor pode lhe oferecer, você poderá escolher até três cores diferentes que representem os seus desejos para o próximo ano. 
       Pegue três barbantes na cor ou cores escolhidas e corte-os na medida de sua altura. Então comece a trançar os barbantes, sempre mentalizando aquilo que você quer atrair para a sua vida, pedindo que a Deusa e que o Deus lhe auxiliem e abençoem a corda que você está trançando.

       Quando tiver terminado, costure ou cole alguns símbolos no decorrer da corda que representem o seu objetivo. Por exemplo: corações para amor; moedas para prosperidade, etc.

       Coloque a sua Corda sobre o seu Altar durante a celebração do Sabbat e consagre-a durante a cerimônia.

       Pendure a sua Corda de Bruxa em um lugar de sua casa e, sempre que visualizá-la, lembre-se dos objetivos que o motivaram a confeccioná-la. Assim sua vontade será ativada. 



       O Ritual de Samhain

       Material necessário: 

       -Caldeirão;        -Uma vela preta; 
       -Uma vela laranja;        -Uma maçã;        -Um pão feito por você;        -Uma romã;        -Dois pedaços de papel em branco;        -Lápis;        -Alecrim;        -Uma colher de pau;        -Álcool de cereais;        -O Cálice com vinho.        
       Coloque o Caldeirão sobre o Altar e disponha a vela laranja do lado direito e a vela preta do lado esquerdo. Coloque a maçã perto da vela laranja e a romã perto da vela preta. Trace o Círculo Mágico e então diga:

       "Neste dia sagrado, no qual o véu que separa os mundos se encontra mais fino, somos visitados por nossos ancestrais.

       Que a Deusa Anciã e o Senhor das Sombras possam abençoar todos os amados que viverem partilhar deste Rito de Sabbat."

       Acenda as velas, dizendo:

"Sagrados Ancestrais, venham a mim.
Nesta noite eu canto a magia e realizo este ritual em homenagem àqueles que partiram ao País de Verão. 
Que este Rito seja agradável aos olhos daqueles que já se foram. 
Abençoados sejam todos eles." 

       Eleve o Caldeirão, dizendo:


"Este é o ventre da Mãe, o Caldeirão dos fins e recomeços."

       Coloque-o novamente no lugar e pegue um pedaço de papel. Nele escreva tudo o que você quer afastar de sua vida. Acenda-o na vela preta e deixe-o queimar dentro do Caldeirão.

       Pegue o outro pedaço de papel e escreva tudo o que você quer atrair para a sua vida. Acenda-o na vela laranja e deixe-o queimar dentro do Caldeirão. 


       Coloque o alecrim no Caldeirão, junto com as cinzas, e comece a mexer a mistura no sentido horário, dizendo:

"Que o velho morra e que o novo possa entrar.

Pelo poder da Vida e da Morte, 
Saúdo os espíritos desta noite de Samhaim."


       Coloque um pouco de álcool no Caldeirão e então ponha fogo, dizendo:

"Através desta luz e o elo mar além, 

Saúdo todos os espíritos nesta noite de Samhaim."
       Olhe para as chamas do fogo e mentalize todos os seus desejos. 

       Com o seu Athame, abra a romã, com algumas sementes, enquanto pensam todas as coisas negativas que quer afastar de sua vida. Coloque algumas sementes no fogo. 

       Parta a maçã ao meio, coma uma das partes e jogue um pequeno pedaço nas chamas do Caldeirão. Mentalize agora tudo o que você quer atrair de positivo.

       Com a sua colher de pau, mexa o conteúdo de seu Caldeirão e então diga:

"Que o negativo se torne positivo, 

Que o mal se transforme em bem, 
Que a doença se torne saúde, 
E o ódio em amor."

       Beba um gole do vinho e despeje um pouco dentro do Caldeirão, fazendo uma libação, enquanto diz:


"Faço esta libação em homenagem à Deusa e ao Deus. 

Homenageio também a todos os meus Ancestrais. 
Que assim seja e que assim se faça! "

     Toque o pão com o Bastão e diga: 

      "Eu te consagro em nome dos Antigos. 
Que você me traga saúde, sucesso, prosperidade e amor. "

       Coma um pedaço do pão. 

       Cante, dance e festeje em homenagem à Deusa e aos seus antepassados. 

       Coloque o resto do pão no seu jardim ou aos pés de uma árvore como oferenda aos seus ancestrais.


       Agradeça aos Ancestrais e destrace o Círculo.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ar - Fadas e Sílfos

       Talvez um dos seres mais polêmicos que se tem notícia. Muito já foi dito sobre as fadas, muitos filmes e documentários foram feitos, muita discussão sobre sua existência foi debatida. Quem não conhece o caso das Fadas de Cottingley, onde duas primas, Elsie de 16 anos e Frances de 9, tiraram uma série de fotografias por brincadeira e em cinco delas, aparecem pequenos seres que se assemelham à pessoas com asas finas de libélula? É um dos casos mais polêmicos sobre fadas que temos notícia. Alguns aceitam estas fotos como verdadeiras, outros dizem que foi modificada, e até hoje causa repercussão.



Mas afinal, fadas ou silfos?

       Aqui acontece a mesma confusão que com as ondinas e sereias: alguns autores acham que é a mesma criatura com nomes diferentes, e alguns dizem que são seres diferentes, apenas parecidos. Dizem que a fada existe no nosso mundo físico, mas vivem invisíveis aos nossos olhos. Outros dizem que a fada é a fêmea e o silfo é o macho dos elementares do ar. Outros que em cada um existem os dois gêneros, como os humanos.

Com o que se parecem estes seres? Como eles são?


       Estes seres são geralmente pequenos, com asinhas de borboleta ou libélula, podem ser tão pequenos quanto uma abelha ou chegarem quase ao tamanho de uma pessoa mas são sempre delicados e suaves. Estes seres gostam muito de crianças, então podem muito bem ter a mentalidade de uma e portar-se e vestir-se como uma, mas alguns preferem ter a mentalidade de um ancião. Suas roupas são de folhas, flores e cascas de frutas e moram no maior contato com a natureza possível, alguns em flores, outros em casas de passarinho e alguns nas copas das árvores.

       Silfos e fadas são seres criativos e brincalhões por natureza, estão sempre agitados e velozes. Adoram bagunçar e se divertir, por isso adoram crianças e animais.

Seu habitat e natureza

       Todo o Ar é o reino dos silfos, por isso que é tão difícil encontrar um destes seres por ai: eles são tão velozes como o próprio vento ou como o pensamento. Além de alguns serem muito pequenos para nossos olhos. De dia então, ainda mais difícil de encontrá-los. Geralmente à noite, em alguns lugares, é possível ver - nem que seja com o canto dos olhos - algumas bolas de luz passando rapidamente.

       Regem tudo que seja mental. Como estão por toda a parte dos ventos, eles podem ver e ouvir tudo, adoram uma boa história para ouvir e contar. Eles nos instigam a pensar, buscar, compreender,
entender, sempre querer conhecimento, ler etc. Tudo o que tiver relacionado com estudos e raciocínio, é a área do silfos. Estão sempre disponíveis para criatividade e desafios de inteligência, portanto, se precisa de uma mãozinha com provas da faculdade, é pra eles que pode se dirigir! Quanto mais complicado, mais eles gostam, então nada de querer ajuda com coisas triviais, eles não vão se interessar.

       Em equilíbrio com o elemento Ar, nós podemos nos tornar falantes, criativos, com vontade de cantar, dançar, de contar de histórias, de ler, de escrever e de conversar! Nos sentimos bem dispostos e com grande inspiração! Mas em desequilíbrio, para mais ou para menos, podemos nos sentir com grande indisposição mental, cansaço mental, dores de cabeça, sem ideia nem vontade pra fazer nada.

       Tudo o que for do ar e relacionado à ele é símbolo para os silfos e fadas. Desde brisas até furacões. Aves e insetos que voam também, penas e asinhas. Nós temos a respiração, o pensamento, a comunicação, a razão, o raciocínio, o processo criativo. Suas cores são claros tons de azul, amarelo, verde, cinza e branco. Especificamente para as fadas você pode usar flores e folhas, quanto mais delicado melhor, e até frutinhas pequenas como as amoras e morangos selvagens. São ajudantes dos deuses do ar, da criatividade, da inspiração, do conhecimento e da razão, como Zeus, Athena, Hermes, Toth, entre outros. Também são regentes dos signos de Aquário, Gêmeos e Libra.


E pra falar com eles?!

       Invocá-los não é difícil, uma vez que numa simples conversa eles podem estar lá. Portanto: dançar, recitar poemas, cantar ou pintar alguma coisa já é atrativo para eles. Fora isso, você pode estar em contato com o elemento ar abrindo os braços de encontro as ventanias; ou num local fechado, acenda uma vela nas cores citadas acima ou acenda um incenso; na cozinha, aproveite o vapor da panela ou a deixe esfriar sem tampa; se nada disso for possível, você ainda tem sua respiração e seu pensamento, é só se concentrar neles.

       A Rainha do mundo das fadas é Paralda (alguns escritores se dirigem à ela como Titânia) e é à ela que você se dirigir antes de abrir um ritual com as fadas ou de ir para o mundo delas. Paralda é uma mulher bondosa muito linda, as vezes dita com asas transparentes e finas de libélula, longos cabelos loiros ou prateados, uma grinalda de flores na cabeça e um simples vestido branco, outros dizem que ela é coberta por jóias, vaidosa, com asas de borboleta, e vestidos extravagantes.

       Estes seres adoram coisas criativas, então nada melhor do que você fazer seu próprio verso, canção ou poema para abrir um ritual com eles! E quantas mais formas de arte você tiver, melhor, então: dance, cante, recite poemas, conte histórias, ria de você mesmo, ria com os amigos! Divirta-se, que não existe nada melhor! Ah, e não se preocupe se você se sentir leve e com vontade de rir à toa depois de fazer um ritual com estes pequeninos! Eles deixam qualquer adulto bobo como criança!


~Lady Lua~

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Água - Ondinas, Sereias e Tritões

       O elemento da vez é a água, que veio logo em seguida do fogo para equilibrar o Universo, pois ele tem necessidade de equilíbrio.

       As Ondinas são os elementais da água, geralmente vistas como metade ser humano e metade peixe - exatamente, sereias e tritões! Decerto que o elemental pode assumir a forma que quiser, portanto não me surpreenderia que você encontrasse alguma Ondina que fosse totalmente peixe. Assim com as Salamandras, elas podem ser enormes ou bem pequenas, depende muito do meio em que vivem.



       Curiosidade: Alguns historiadores dizem que todo ser invisível que more na água é uma ondina, tendo apenas variação de nome. Outros dizem que ondinas e sereias são seres diferentes, mudando o lugar onde vivem e toda sua personalidade (pois alguns atribuem à personalidade das sereias: trapaceira, covarde, um ser de não-confiança, e que não gosta tanto assim do ser humano igual à sua prima). 

       Elas estão presentes nas águas doces e salgadas. Dificilmente você encontrará alguma que viva em água suja, pois além delas gostarem de água limpinha para viver (você não gostaria de viver em um lugar cheio de lixo e onde mal dá pra respirar, não é?!), elas trabalham na manutenção do meio em que vivem, ou seja, elas mantém a água limpa. Não, não dá pra jogar um monte de Ondina no Tietê e esperar que façam milagres!!


       Esse elemento rege nossas emoções e sentimentos. Ao contrário das salamandras, as ondinas são delicadas e sensíveis, agem na capacidade criativa, no importar-se com o outro e na arte. Quando em desequilíbrio, elas trazem melancolia, agem no amor platônico, te dá depressão e uma vontade de não fazer nada.


       As Ondinas são encontradas desde os oceanos e grandes mares, passando pelas cachoeiras e pequenos lagos, e até em poças no chão e na chuva (a essas, são chamadas de Ondinas Celestes). É possível encontrá-las também na neve, pois é apenas água congelada.


Símbolos


       Tudo que seja referente à água. Emoções, amor, força vital, sangue e as lágrimas, assim como todos os fluídos corporais. Diversas tonalidades de azul e um verde claro. Elas ajudam os deuses ligados á água e aos sentimentos, como Poseidon, Afrodite, Dionísio, Ísis, Yemanjá, Iara e etc. Também regem as pessoas dos signos de Câncer, Escorpião e Peixes.




Vou beber muita água porque eu quero a ajuda delas!


       Errado não está! Um dos motivos para se beber muita água, mesmo sem ter sede, é pela purificação do corpo. E o outro é para entrar em contato com as Ondinas. Quer fazer um ritual com elas, ou apenas uma meditação? Beba água. E depois, se você não puder ir até um lugar onde tenha água limpa, nem esteja chovendo, encha sua taça ou um copo com água e fique olhando para ele. Também serve acender uma vela nas cores citadas, usar cristais marinhos ou um vaporizador. Ou então, apenas, concentre-se na sua energia vital, pois você está cheio de água no seu corpo!!


       E converse. Este é um elemental bem paciente que gosta de uma prosa! Diga com todas as palavras o que quer, quais seus motivos, do que precisa. Conte histórias, conte a sua história, o seu problema do começo ao fim. E chore se sentir necessidade. As Ondinas prestam atenção como se fossem suas melhores amigas. Você também pode pedir para que te ajudem a controlar suas emoções, o seu lado sentimental, caso você sinta que está desequilibrado, chorão demais, ciumento demais, ou sofrendo por um amor não correspondido, etc.

       A Rainha do mundo das águas é Niksa, muito amada por suas ondinas, desenhada como uma mulher-sereia, morena, as vezes com a pele rosada dos humanos e as vezes com a pele roxa ou azulada, com guelras no lugar das orelhas e mãos com membranas, ora com um tridente em mãos, ora cavalgando um golfinho ou outro ser do mar.

       Caso você seja uma pessoa muito corrida e não sabe quando vai ter tempo de fazer uma meditação assim, aproveite a hora do seu banho. Feche os olhos e mergulhe a cabeça debaixo do chuveiro, e medite com as Ondinas ali mesmo. Só não adianta querer fazer isso por 5 segundos!


       E por hoje é só, pessoal! Vou lá tomar uma água, que me deu até sede!

       Até a próxima!!

       ~Lady Lua~

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ostara - Primavera

       Feliz Primavera!!! Hoje a aula está toda florida para você!!

       O Sabbath da vez é o Ostara, que comemora a chegada da primavera. É a época onde a Deusa é jovem e virgem outra vez, e o deus começa a se tornar também um jovem, sua força começa a florescer, ele começa a desbravar a floresta e a testar seus limites. Ambos estão se tornando férteis, e em Beltane, se unirão como homem e mulher.

       Esta é uma época muito importante para a alma já que é uma época para transformações, de um modo geral na vida: crescimento espiritual, o adolescente entrando em contato com o mundo adulto, etc. O sol volta a reinar no céu, as chuvas fertilizam os campos, e a deusa donzela corre feliz e satisfeita pelos campos.

       As cores do Ostara são: verde, dourado, branco, amarelo, rosa e vermelho.

       Para esta época você pode invocar deuses ligados à jovialidade, à vida selvagem ou a colheita, como a própria Deusa Donzela e o Deus Cornífero, temos também Pã e Deméter ou Eostre.

       Ervas para usar em chá, condimentos, defumação, incenso, queimar no caldeirão ou enfeitra espalhando pela casa: açafrão, narciso, lírios, madressilva, rosa, morango, violeta, girassol, manjerona, alecrim, alfazema, cravo, lilás, lavanda e verbena.

       Pedras e cristais, para enfeitar a casa ou altar: água marinha, olho de tigre, pirita, hematita, jaspe vermelho, quartzos, citrino, ágata e ametista. 

       Faça comidas que leve ovos, que são simbolo da fertilidade e da vida, como bolos e gemadas. Pães  ou bolos com grãos e ervas, frutas da estação, saladas e cremes no geral que levem leite e mel. As bebidas são sucos de frutas naturais ou vinhos bem suaves, podendo até champanhe.

       Você pode enfeitar o seu altar fazendo (ou comprando, muito mais fácil!) uma cestinha e colocar vários ovos pintados dentro dela, igual fazem os coelhos da páscoa!! Você pode fazer um furinho no ovo para tirar o que está dentro e usar só a casca, ou pode usar ele completo mesmo. Pinte da forma que quiser, o ideal é que cada cor e tudo o que você for pintar neles signifique alguma coisa para você: pode, por exemplo, pintar cada um para uma área da sua vida e ir pedindo e orando por coisas que você quer naquela área.


       Existem muitas coisas que você pode fazer para comemorar este Sabbath. O ideal é que se faça no dia, mas caso não possa, você pode adiantar 7 dias ou até atrasar 7 dias, mas lembre-se de que à medida que se afasta da data, a energia se dissolve mais e mais. Você pode fazer uma simples meditação com algum deus da época. Lembre-se que está é uma época de pureza e castidade, então, nada de ir conversar com Eros!

       Seria interessante que você tivesse pelo menos um vasinho de planta no seu altar para entrar em contato melhor com a natureza, caso você não esteja cercado por natureza. Feche os olhos e concentre-se na energia da planta, sinta a energia que ela possui, a veia de vida passando por suas raízes até as folhas e sentindo o sol a tocar. Sinta que você floresce e cresce como essa planta, expandindo seus galhos e folhas para todos os lados! Abra os olhos e diga bem especificamente para a planta o que você quer que floreie esta primavera. Pode invocar ou não algum deus para este ritual, se o fizer, agradeça depois a todos. Depois que a primavera passar, deixe a planta em um jardim.

       Este é só um exemplo do que pode ser feito nessa época. Você pode montar seu próprio ritual. Faça suas próprias orações e monte seu altar como quiser! O mais importante é você estar em sintonia com essa energia, não adianta fazer por obrigação.

       Por enquanto é só, pessoal! Espero que tenham gostado!
       Desejo que todo o seu caminho seja florido, puro e que você siga com o coração bondoso!!

~Lady Lua~

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Fogo - Salamandras

       Como prometido na aula sobre elementos, começarei a falar em posts separados sobre cada elemento e seus habitantes. A começar pelo fogo, que foi o criador de toda a vida.

       Eu sempre gosto de citar uma frase do livro de Franz Bardon: "Primeiro veio o fogo, até na Bíblia diz: e se faça a luz![...]".
       
       Antes de mais nada, se você se pergunta porque tudo isso é importante, porque é importante aprender um monte de coisas sobre esses seres que nem estão no nosso mundo, ou no nosso plano, Lady Lua responde!: todos os seres invisíveis vivem no éter atenuado e espiritual que é O invisível do seu elemento.  Sem eles, o elemento material não pode existir.



       As Salamandras são as representantes do elemento fogo. Governam as fontes de calor e de iluminação. A cozinha é um bom lugar para as Salamandras viverem, já que temos o próprio fogão/forno que é a principal fonte de fogo do lugar, e também é onde pode ter agitação e alegria na casa!



       Não é preciso fazer grandes fogueiras para atrair estes seres: uma vela também é fonte de calor e iluminação, portanto, é moradia das Salamandras. Um incenso, além de atrair o Ar, também é uma pequena fonte de Fogo. Já pensou nos vulcões, então?! São milhares de salamandras se divertindo!

       O fogo é o elemento das transmutações, da transformações. É a chama que, acesa dentro de nós, faz brilhar nossa aura e nossos olhos, revelando a força de nosso espírito. Ele conduza cada um à sabedoria interior.

       As Salamandras também são conhecidas pelo seu temperamento impetuoso, tempestuoso e ardente. Elas acendem a chama dentro de você, e isso é tanto a volúpia quanto a violência através do calor do corpo. Elas mexem com nossa adrenalina, ajudam na nossa corrente sanguínea. Em exagero, pode levar à loucura e à violências físicas, porém se souber usar na medida certa, pode dar aquela apimentada na hora do sexo ou dar um pouco de coragem a uma pessoa muito tímida ou medrosa.

       Seu rei é o Djinn, é o comandante do reino das salamandras. Cada elemental basicamente tem um reino próprio (o reino do fogo não convive junto com os da água, e assim por diante), e assim, cada reino tem um Rei ou Rainha. Djinn é descrito em algumas mitologias como um gigante de fogo, se retorcendo, e de seus olhos saem faíscas. Mas algumas pessoas (vulgo, a autora que voz fala) dizem ter presenciado ele em seu trono de pedra como um simples jovem, musculoso, de cabelos ruivos de um vermelho vivo e olhos castanhos avermelhados, de tez tranquila mas dura e séria. É para ele que você deve se dirigir e pedir permissão antes de adentrar no reino do fogo.

       Aparência

       Na maioria das vezes são pequenas serpentes ou lagartos com língua de fogo, alguns tem realmente a cor do fogo e outros tem a cor de um réptil do nosso plano. Alguns são pequenos do tamanho de ratos, e outros conseguem ser gigantes. Outros são do nosso tamanho, e alguns tentam manter uma aparência humana, embora sempre fiquem com a cauda de lagarto e com a língua bifurcada.

       O seu povo é guerreiro, por isso quando precisar de uma ajuda para ganhar alguma causa, o quando estiver pra baixo sem vontade de viver, ou sabe que vai enfrentar alguma coisa no seu dia e precisa tanto de coragem quanto de força, peça ajuda a estes seres.

       Ainda é possível encontrar neste reino outros seres relacionados com o fogo, como majestosos dragões vermelhos e uma rara fênix. Por mais que estes seres (principalmente os dragões, quanto à fênix não tenho conhecimento se ela possui um reino próprio) tenham seu plano astral próprio, por afinidade com o seu elemento e por possuírem conhecimento para tal, eles transitam entre os outros. Por isso você também pode encontrar grifos no elemento ar e unicórnios no elemento terra. Eles estão apenas de passagem, mas se você tiver sorte, pode encontrar um, Há ainda quem diga também que existam fadas do fogo e quimeras neste reino.

       Símbolos

       O próprio fogo é um representante destes seres, e tudo o que estiver relacionado à ele. Vulcões, o Sol, fogueira, etc. O fogo dentro de nós é representado por sentimentos como a força, a coragem, a fé, o calor, a paixão, o sexo,  e toda a energia que nos envolve e nos impulsiona pra frente.

       A cor vermelha e laranja são do elemento fogo. Salamandras são ajudantes de deuses e deusas do fogo, como Apolo, Héstia, Ares, Hefesto, Rá, entre outros. Também estão sempre próximos e envolvendo pessoas que nasceram sob um signo de fogo: Leão, Sagitário e Áries.


       Quero pedir ajuda de uma salamandra!

       Antes de mais nada você tem que estar em contato com este elemento. Não, não queime sua casa nem a si mesmo! Não precisa disso!! E ainda faria o elemento fogo agir com seu polo negativo: o da destruição. Você precisa de pequenas coisas para estar em contato com o fogo, como: estar sob o sol (não vale sombra ou meia-sombra); acender uma vela; estar em um lugar quente (por ex.: sauna); enquanto está cozinhando, pois as salamandras além de estar no fogão, adoram a energia da agitação que pode ter na cozinha; e se você estiver num local onde não tem nada e não pode acender nem um incenso, dance até suar!

       O fogo é bom para quem quer apimentar o que já existe. Para dar mais impulso em concretizar um projeto, para dar coragem, vontade, fé, força; para ajudar em causas, batalhas, guerras. Mas cuidado para não usar em demasia, pois o fogo é também auto-destrutivo e consome tudo o que está ao seu redor. Ele também precisa estar em equilíbrio com a terra, pois se não, vira fogo de palha e se esvai com o tempo.

       Salamandras não gostam de enrolação. Preferem que tudo seja direto e objetivo, então deixe assim suas preces e orações. Ah, e tenha um motivo para evocá-las! Ou você pretendia chamá-las apenas para um chá da tarde? Salamandras não gostam de desperdiçar tempo! Só comece um ritual e um contato com o fogo se tiver um propósito, e seja direto nele, nada de se enrolar ou adornar muito o pedido, pois quanto mais você demora, mais impaciente elas ficam e menos vão querer te ouvir.

       É isso, espero que tenham gostado! Já estou ansiosa para a próxima aula, continuaremos com os elementares da água!


~Lady Lua~