quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Terra - Gnomos e Duendes

       Para fechar (finalmente) o ciclo dos elementais, vamos terminar agora falando do elemento Terra e de seus habitantes!


       Os elementares da Terra são principalmente os Gnomos. Eles estão por toda parte onde há terra: em um jardim, em florestas, bosques, selvas, parques e até sob o solo. Eles gostam de viver em famílias, de preferência bem numerosa. Adoram o calor dos familiares e amigos, pois são muito afetuosas e carinhosas, mas também são ótimos trabalhadores! Se empenham em tudo o que fazem! Os Gnomos conhecem sobre cada pedacinho de solo, cada pedra ou cristal que há nele.

       Eles influenciam e regem o material, nossos ossos e nossas ambições. Eles são uma espécie de estereótipo de uma grande família super protetora - sempre protegem uns aos outros e qualquer motivo é motivo para festejar! Ao contrário das Salamandras que gostam de aventuras, adrenalina e aproveitam o momento, os Gnomos nos passam segurança e conforto, nos sentimos acolhidos no meio de uma família que nos ama.

       Só Gnomos?

       Existem também outros elementares da Terra, como os Duendes. Eles são considerados uns parentes dos Gnomos, mais comuns na Irlanda e em outras culturas, mas também fazem parte da Terra, cultivando o solo e cuidando das plantas. Existem outros seres que fazem parte do elemento Terra, como os leprechauns - um tipo de duende não muito amigável, que gosta de pregar peças e são verdadeiros pestinhas - e o fauno, uma criatura mitológica que vive e cuida das florestas.

       Os Gnomos são os elementares que mais se assemelham com a gente. Eles são seres humanos pequenininhos, com roupinhas de folhas - alguns de vida mais rústica, podem se aproximar de quem vive em casas na montanha para roubar pequenos pedaços de tecido para fazer suas vestes - chapéu na cabeça e várias ferramentas de mineração, uma casinha pequena com móveis iguais aos nossos, feitos tudo de madeira!


       Tudo que estiver ligado à terra pode ser usado como símbolo dos Gnomos. As cavernas, montanhas, o próprio chão, pedras e cristais. Eles gostam das cores verde escuro, ocre, marrom, cinza, dourado e prateado. Eles adoram comida que tenha vindo da terra, como grãos ou raízes.

       Você pode fazer pequenas coisas para invocar os Gnomos ou só pra entrar em contato com eles, como andar descalço, estar em contato com a natureza, sentir o calor da sua família numa reunião familiar ou até mesmo numa reunião familiar. Pode acender uma vela nas cores citada acima, usar cristais no seu ritual, ter plantas mesmo que em vasos. Se nada disso for possível, pare e preste atenção no seu corpo: nós temos os 4 elementos dentro de nós, basta entrar em contato com a parte da Terra que tem dentro de você.

       De resto, vale a pena dizer que os Gnomos não gostam de coisas fúteis ou egoísmo. Se você vai pedir sua ajuda, procure pedir proteção, carinho, força, vigor. Se está com algum problema com a família ou no trabalho, reveja bem o que você vai pedir, e converse com eles dizendo seu problema. Você também pode pedir ajuda caso esteja doente ou apenas se sentir fatigado, ou se sua vida gira apenas em torno da base financeira. Eles vão te ouvir imediatamente!