sábado, 13 de dezembro de 2014

Magia do cotidiano

       (Dicas tiradas do Almanaque Wicca 2015 e do livro Magia Prática de Franz Bardon)

     Ao entrar para a Wicca, bruxaria ou qualquer uma das vertentes do paganismo, é preciso ter em mente que magia é algo que está em tudo ao nosso redor. Está no ar, na água, na nossa comida, em nós mesmos. E apesar disso, muitas pessoas não sabem como trazer a magia para o cotidiano: fazem os ritos, realizam os sabbaths e esbath, fazem feitiços, mas é só. No resto do tempo, na maioria dos seus dias, são pessoas como qualquer outra, como se separassem sua vida mística de todo o resto.


     Mas é possível trazer a magia para cada minuto do seu dia, praticá-la em qualquer lugar que você estiver. E para isso, existem várias dicas que você pode seguir sem gastar muito de seu tempo, já que a maior queixa das pessoas é a falta de tempo :

     Um primeiro passo é recolher símbolos que representem os seus desejos. Não devem ser coisas bobas como o último iPhone ou uma camiseta da moda, mas sim, coisas essências para ser feliz durante a vida: saúde, prosperidade, alegria, amor, etc. Você pode recolher o que quiser, desde que seja realmente importante.

     Como eu disse que você precisa de símbolos, cada uma dessas coisas vai ter que ter uma representação, um símbolo. Qual símbolo você vai usar para representar cada uma dessas coisas? Isso é com você. Você pode pegar símbolos já existentes – alguns podem ser facilmente encontrados em sites e livros – ou pode criar seus próprios símbolos.

     Depois, você vai precisar consagrá-los, o que significa despertar o poder destes símbolos. Isso deve ser feito dentro de um círculo, com os 4 elementos e as divindades de sua preferência.  Você vai pegar cada símbolo particularmente e unicamente, fazer um por vez. Não precisa fazer todos em um único ritual, se não quiser gastar muita energia de uma vez só. Você vai pedir para despertar o poder do símbolo, vai dizer a finalidade dele, vai dizer que cada vez que ele for desenhado, vai desempenhar sua função, vai trazer para sua vida e energia dele. Não precisa ter pressa ao fazer isso, pois é uma parte muito importante.

     Depois que os símbolos estiverem despertados, você pode começar a usá-los. Como? A parte gostosa vem agora! Lembrando que você não precisa fazê-los em papel e colar nos lugares citados, mas pode fazer tanto com algum instrumento quanto com seus próprios dedos. O importante mesmo é, na hora em que estiver fazendo-os, imagine a função deles em prática, para que eles serão usados, e tudo o mais.

     Proteção: O símbolo de proteção pode ser usado em todas as portas e janelas da sua casa, nos pneus do seu carro, na sua bolsa, na sua mesa do trabalho ou carteira da escola. Faça no computador, na coleira de seus animais, no celular, nas chaves de casa e dentro dos sapatos antes de sair (não na sola, mas no peito do pé e nas laterais).

     Saúde: Pode ser feito no fogão, geladeira, micro-ondas, em todas as suas panelas e utensílios domésticos e no fundo do prato onde você vai pegar comida. Em todos os potes onde há comida guardada, no filtro ou purificador de água, e até mesmo nos cremes e shampoos que você usa.

     Prosperidade: Pode ser feita também nos sapatos, na carteira, na bolsa, em sua mesa de trabalho, onde você guarda dinheiro, no cartão do banco, cheque, na porta de entrada da casa.

     Amor e beleza: Faça em seus utensílios de beleza – shampoos, cremes, condicionadores, sabonete, pasta de dente e até desodorante – na sua maquiagem, nas suas roupas, joias e perfumes.

     Existem símbolos que podem te ajudar com uma porção de coisas: para estudos, concentração, purificação, sucesso, amizades, conquistas...

     Fora essa parte mais trabalhosa que envolve ritual e uma maior elaboração, você pode fazer uma série de coisas pequenas, como:

     -Antes de comer, agradeça por aquele animal ter dado sua vida para que sua espécie se alimente. Faça uma prece pedindo para que tudo de ruim que ele possa ter sentido na hora de sua morte – medo, dor, angústia – seja dissipado e que ele parta e descanse em paz.

     -Ao comer ou beber, reflita sobre como seu corpo vai absorver cada nutriente, sinta seu corpo se fortalecendo.


     -Antes de comer, você pode fazer com os dedos da mão dominante algum símbolo de saúde no prato, ou outro que queira no momento.

     -Se você for comer em restaurante ou na casa de outra pessoa, imante suas mãos e mentalize que toda "sujeira" que foi colocada naquela comida, seja agora dispersa e mandada de volta para o Universo. (Pois muitas pessoas cozinham com raiva ou por obrigação, e isso acaba passando para a comida)

     -Ao tomar banho, sinta que além da sujeira física, a água vai levando embora todas as mazelas pelas quais você passa durante o dia, todos os sentimentos e pensamentos negativos que você pode ter sentido.

     -Faça um saquinho de proteção ou prosperidade para carregar no seu carro e na sua bolsa/mochila. Coloque nele, além dos símbolos, pedras e raminhos de ervas com a finalidade desejada.

     -Sempre antes de entrar em casa, deixe os sapatos que você usou na rua do lado de fora da casa. E que lavar as mãos seja uma das primeiras coisas que você vai fazer ao chegar.


     -Tente andar sempre com os pensamentos e sentimentos elevados. Somos humanos e ficamos mau humorados com o trânsito, perdemos a paciência de vez em quando, mas vamos tentar ser racionais nessas horas: não adianta gritar com sua empregada ou chutar seu cachorro por conta disso. Disperse essa energia. Respire fundo e relaxe.

     -Crie o hábito de ouvir mantras ou orações. Elas funcionam tanto para limpar o ambiente e sua aura, quanto para te manter relaxado e saudável.

     Isso são algumas coisas que você pode fazer para respirar magia. Aos pouco eu tenho certeza que você vai encontrando outras utilidades e formas de se usar a magia no seu dia-a-dia. Com isso, você estará vivendo cada aspecto do seu dia de forma mágica e concentrará suas energias no que desejar manifestar na sua vida.


     A magia está ao nosso redor, sempre esteve e sempre estará. Você escolhe se vai querer trazê-la para dentro de sua vida ou não.