quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ar - Fadas e Sílfos

       Talvez um dos seres mais polêmicos que se tem notícia. Muito já foi dito sobre as fadas, muitos filmes e documentários foram feitos, muita discussão sobre sua existência foi debatida. Quem não conhece o caso das Fadas de Cottingley, onde duas primas, Elsie de 16 anos e Frances de 9, tiraram uma série de fotografias por brincadeira e em cinco delas, aparecem pequenos seres que se assemelham à pessoas com asas finas de libélula? É um dos casos mais polêmicos sobre fadas que temos notícia. Alguns aceitam estas fotos como verdadeiras, outros dizem que foi modificada, e até hoje causa repercussão.



Mas afinal, fadas ou silfos?

       Aqui acontece a mesma confusão que com as ondinas e sereias: alguns autores acham que é a mesma criatura com nomes diferentes, e alguns dizem que são seres diferentes, apenas parecidos. Dizem que a fada existe no nosso mundo físico, mas vivem invisíveis aos nossos olhos. Outros dizem que a fada é a fêmea e o silfo é o macho dos elementares do ar. Outros que em cada um existem os dois gêneros, como os humanos.

Com o que se parecem estes seres? Como eles são?


       Estes seres são geralmente pequenos, com asinhas de borboleta ou libélula, podem ser tão pequenos quanto uma abelha ou chegarem quase ao tamanho de uma pessoa mas são sempre delicados e suaves. Estes seres gostam muito de crianças, então podem muito bem ter a mentalidade de uma e portar-se e vestir-se como uma, mas alguns preferem ter a mentalidade de um ancião. Suas roupas são de folhas, flores e cascas de frutas e moram no maior contato com a natureza possível, alguns em flores, outros em casas de passarinho e alguns nas copas das árvores.

       Silfos e fadas são seres criativos e brincalhões por natureza, estão sempre agitados e velozes. Adoram bagunçar e se divertir, por isso adoram crianças e animais.

Seu habitat e natureza

       Todo o Ar é o reino dos silfos, por isso que é tão difícil encontrar um destes seres por ai: eles são tão velozes como o próprio vento ou como o pensamento. Além de alguns serem muito pequenos para nossos olhos. De dia então, ainda mais difícil de encontrá-los. Geralmente à noite, em alguns lugares, é possível ver - nem que seja com o canto dos olhos - algumas bolas de luz passando rapidamente.

       Regem tudo que seja mental. Como estão por toda a parte dos ventos, eles podem ver e ouvir tudo, adoram uma boa história para ouvir e contar. Eles nos instigam a pensar, buscar, compreender,
entender, sempre querer conhecimento, ler etc. Tudo o que tiver relacionado com estudos e raciocínio, é a área do silfos. Estão sempre disponíveis para criatividade e desafios de inteligência, portanto, se precisa de uma mãozinha com provas da faculdade, é pra eles que pode se dirigir! Quanto mais complicado, mais eles gostam, então nada de querer ajuda com coisas triviais, eles não vão se interessar.

       Em equilíbrio com o elemento Ar, nós podemos nos tornar falantes, criativos, com vontade de cantar, dançar, de contar de histórias, de ler, de escrever e de conversar! Nos sentimos bem dispostos e com grande inspiração! Mas em desequilíbrio, para mais ou para menos, podemos nos sentir com grande indisposição mental, cansaço mental, dores de cabeça, sem ideia nem vontade pra fazer nada.

       Tudo o que for do ar e relacionado à ele é símbolo para os silfos e fadas. Desde brisas até furacões. Aves e insetos que voam também, penas e asinhas. Nós temos a respiração, o pensamento, a comunicação, a razão, o raciocínio, o processo criativo. Suas cores são claros tons de azul, amarelo, verde, cinza e branco. Especificamente para as fadas você pode usar flores e folhas, quanto mais delicado melhor, e até frutinhas pequenas como as amoras e morangos selvagens. São ajudantes dos deuses do ar, da criatividade, da inspiração, do conhecimento e da razão, como Zeus, Athena, Hermes, Toth, entre outros. Também são regentes dos signos de Aquário, Gêmeos e Libra.


E pra falar com eles?!

       Invocá-los não é difícil, uma vez que numa simples conversa eles podem estar lá. Portanto: dançar, recitar poemas, cantar ou pintar alguma coisa já é atrativo para eles. Fora isso, você pode estar em contato com o elemento ar abrindo os braços de encontro as ventanias; ou num local fechado, acenda uma vela nas cores citadas acima ou acenda um incenso; na cozinha, aproveite o vapor da panela ou a deixe esfriar sem tampa; se nada disso for possível, você ainda tem sua respiração e seu pensamento, é só se concentrar neles.

       A Rainha do mundo das fadas é Paralda (alguns escritores se dirigem à ela como Titânia) e é à ela que você se dirigir antes de abrir um ritual com as fadas ou de ir para o mundo delas. Paralda é uma mulher bondosa muito linda, as vezes dita com asas transparentes e finas de libélula, longos cabelos loiros ou prateados, uma grinalda de flores na cabeça e um simples vestido branco, outros dizem que ela é coberta por jóias, vaidosa, com asas de borboleta, e vestidos extravagantes.

       Estes seres adoram coisas criativas, então nada melhor do que você fazer seu próprio verso, canção ou poema para abrir um ritual com eles! E quantas mais formas de arte você tiver, melhor, então: dance, cante, recite poemas, conte histórias, ria de você mesmo, ria com os amigos! Divirta-se, que não existe nada melhor! Ah, e não se preocupe se você se sentir leve e com vontade de rir à toa depois de fazer um ritual com estes pequeninos! Eles deixam qualquer adulto bobo como criança!


~Lady Lua~