quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Água - Ondinas, Sereias e Tritões

       O elemento da vez é a água, que veio logo em seguida do fogo para equilibrar o Universo, pois ele tem necessidade de equilíbrio.

       As Ondinas são os elementais da água, geralmente vistas como metade ser humano e metade peixe - exatamente, sereias e tritões! Decerto que o elemental pode assumir a forma que quiser, portanto não me surpreenderia que você encontrasse alguma Ondina que fosse totalmente peixe. Assim com as Salamandras, elas podem ser enormes ou bem pequenas, depende muito do meio em que vivem.



       Curiosidade: Alguns historiadores dizem que todo ser invisível que more na água é uma ondina, tendo apenas variação de nome. Outros dizem que ondinas e sereias são seres diferentes, mudando o lugar onde vivem e toda sua personalidade (pois alguns atribuem à personalidade das sereias: trapaceira, covarde, um ser de não-confiança, e que não gosta tanto assim do ser humano igual à sua prima). 

       Elas estão presentes nas águas doces e salgadas. Dificilmente você encontrará alguma que viva em água suja, pois além delas gostarem de água limpinha para viver (você não gostaria de viver em um lugar cheio de lixo e onde mal dá pra respirar, não é?!), elas trabalham na manutenção do meio em que vivem, ou seja, elas mantém a água limpa. Não, não dá pra jogar um monte de Ondina no Tietê e esperar que façam milagres!!


       Esse elemento rege nossas emoções e sentimentos. Ao contrário das salamandras, as ondinas são delicadas e sensíveis, agem na capacidade criativa, no importar-se com o outro e na arte. Quando em desequilíbrio, elas trazem melancolia, agem no amor platônico, te dá depressão e uma vontade de não fazer nada.


       As Ondinas são encontradas desde os oceanos e grandes mares, passando pelas cachoeiras e pequenos lagos, e até em poças no chão e na chuva (a essas, são chamadas de Ondinas Celestes). É possível encontrá-las também na neve, pois é apenas água congelada.


Símbolos


       Tudo que seja referente à água. Emoções, amor, força vital, sangue e as lágrimas, assim como todos os fluídos corporais. Diversas tonalidades de azul e um verde claro. Elas ajudam os deuses ligados á água e aos sentimentos, como Poseidon, Afrodite, Dionísio, Ísis, Yemanjá, Iara e etc. Também regem as pessoas dos signos de Câncer, Escorpião e Peixes.




Vou beber muita água porque eu quero a ajuda delas!


       Errado não está! Um dos motivos para se beber muita água, mesmo sem ter sede, é pela purificação do corpo. E o outro é para entrar em contato com as Ondinas. Quer fazer um ritual com elas, ou apenas uma meditação? Beba água. E depois, se você não puder ir até um lugar onde tenha água limpa, nem esteja chovendo, encha sua taça ou um copo com água e fique olhando para ele. Também serve acender uma vela nas cores citadas, usar cristais marinhos ou um vaporizador. Ou então, apenas, concentre-se na sua energia vital, pois você está cheio de água no seu corpo!!


       E converse. Este é um elemental bem paciente que gosta de uma prosa! Diga com todas as palavras o que quer, quais seus motivos, do que precisa. Conte histórias, conte a sua história, o seu problema do começo ao fim. E chore se sentir necessidade. As Ondinas prestam atenção como se fossem suas melhores amigas. Você também pode pedir para que te ajudem a controlar suas emoções, o seu lado sentimental, caso você sinta que está desequilibrado, chorão demais, ciumento demais, ou sofrendo por um amor não correspondido, etc.

       A Rainha do mundo das águas é Niksa, muito amada por suas ondinas, desenhada como uma mulher-sereia, morena, as vezes com a pele rosada dos humanos e as vezes com a pele roxa ou azulada, com guelras no lugar das orelhas e mãos com membranas, ora com um tridente em mãos, ora cavalgando um golfinho ou outro ser do mar.

       Caso você seja uma pessoa muito corrida e não sabe quando vai ter tempo de fazer uma meditação assim, aproveite a hora do seu banho. Feche os olhos e mergulhe a cabeça debaixo do chuveiro, e medite com as Ondinas ali mesmo. Só não adianta querer fazer isso por 5 segundos!


       E por hoje é só, pessoal! Vou lá tomar uma água, que me deu até sede!

       Até a próxima!!

       ~Lady Lua~

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ostara - Primavera

       Feliz Primavera!!! Hoje a aula está toda florida para você!!

       O Sabbath da vez é o Ostara, que comemora a chegada da primavera. É a época onde a Deusa é jovem e virgem outra vez, e o deus começa a se tornar também um jovem, sua força começa a florescer, ele começa a desbravar a floresta e a testar seus limites. Ambos estão se tornando férteis, e em Beltane, se unirão como homem e mulher.

       Esta é uma época muito importante para a alma já que é uma época para transformações, de um modo geral na vida: crescimento espiritual, o adolescente entrando em contato com o mundo adulto, etc. O sol volta a reinar no céu, as chuvas fertilizam os campos, e a deusa donzela corre feliz e satisfeita pelos campos.

       As cores do Ostara são: verde, dourado, branco, amarelo, rosa e vermelho.

       Para esta época você pode invocar deuses ligados à jovialidade, à vida selvagem ou a colheita, como a própria Deusa Donzela e o Deus Cornífero, temos também Pã e Deméter ou Eostre.

       Ervas para usar em chá, condimentos, defumação, incenso, queimar no caldeirão ou enfeitra espalhando pela casa: açafrão, narciso, lírios, madressilva, rosa, morango, violeta, girassol, manjerona, alecrim, alfazema, cravo, lilás, lavanda e verbena.

       Pedras e cristais, para enfeitar a casa ou altar: água marinha, olho de tigre, pirita, hematita, jaspe vermelho, quartzos, citrino, ágata e ametista. 

       Faça comidas que leve ovos, que são simbolo da fertilidade e da vida, como bolos e gemadas. Pães  ou bolos com grãos e ervas, frutas da estação, saladas e cremes no geral que levem leite e mel. As bebidas são sucos de frutas naturais ou vinhos bem suaves, podendo até champanhe.

       Você pode enfeitar o seu altar fazendo (ou comprando, muito mais fácil!) uma cestinha e colocar vários ovos pintados dentro dela, igual fazem os coelhos da páscoa!! Você pode fazer um furinho no ovo para tirar o que está dentro e usar só a casca, ou pode usar ele completo mesmo. Pinte da forma que quiser, o ideal é que cada cor e tudo o que você for pintar neles signifique alguma coisa para você: pode, por exemplo, pintar cada um para uma área da sua vida e ir pedindo e orando por coisas que você quer naquela área.


       Existem muitas coisas que você pode fazer para comemorar este Sabbath. O ideal é que se faça no dia, mas caso não possa, você pode adiantar 7 dias ou até atrasar 7 dias, mas lembre-se de que à medida que se afasta da data, a energia se dissolve mais e mais. Você pode fazer uma simples meditação com algum deus da época. Lembre-se que está é uma época de pureza e castidade, então, nada de ir conversar com Eros!

       Seria interessante que você tivesse pelo menos um vasinho de planta no seu altar para entrar em contato melhor com a natureza, caso você não esteja cercado por natureza. Feche os olhos e concentre-se na energia da planta, sinta a energia que ela possui, a veia de vida passando por suas raízes até as folhas e sentindo o sol a tocar. Sinta que você floresce e cresce como essa planta, expandindo seus galhos e folhas para todos os lados! Abra os olhos e diga bem especificamente para a planta o que você quer que floreie esta primavera. Pode invocar ou não algum deus para este ritual, se o fizer, agradeça depois a todos. Depois que a primavera passar, deixe a planta em um jardim.

       Este é só um exemplo do que pode ser feito nessa época. Você pode montar seu próprio ritual. Faça suas próprias orações e monte seu altar como quiser! O mais importante é você estar em sintonia com essa energia, não adianta fazer por obrigação.

       Por enquanto é só, pessoal! Espero que tenham gostado!
       Desejo que todo o seu caminho seja florido, puro e que você siga com o coração bondoso!!

~Lady Lua~

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Fogo - Salamandras

       Como prometido na aula sobre elementos, começarei a falar em posts separados sobre cada elemento e seus habitantes. A começar pelo fogo, que foi o criador de toda a vida.

       Eu sempre gosto de citar uma frase do livro de Franz Bardon: "Primeiro veio o fogo, até na Bíblia diz: e se faça a luz![...]".
       
       Antes de mais nada, se você se pergunta porque tudo isso é importante, porque é importante aprender um monte de coisas sobre esses seres que nem estão no nosso mundo, ou no nosso plano, Lady Lua responde!: todos os seres invisíveis vivem no éter atenuado e espiritual que é O invisível do seu elemento.  Sem eles, o elemento material não pode existir.



       As Salamandras são as representantes do elemento fogo. Governam as fontes de calor e de iluminação. A cozinha é um bom lugar para as Salamandras viverem, já que temos o próprio fogão/forno que é a principal fonte de fogo do lugar, e também é onde pode ter agitação e alegria na casa!



       Não é preciso fazer grandes fogueiras para atrair estes seres: uma vela também é fonte de calor e iluminação, portanto, é moradia das Salamandras. Um incenso, além de atrair o Ar, também é uma pequena fonte de Fogo. Já pensou nos vulcões, então?! São milhares de salamandras se divertindo!

       O fogo é o elemento das transmutações, da transformações. É a chama que, acesa dentro de nós, faz brilhar nossa aura e nossos olhos, revelando a força de nosso espírito. Ele conduza cada um à sabedoria interior.

       As Salamandras também são conhecidas pelo seu temperamento impetuoso, tempestuoso e ardente. Elas acendem a chama dentro de você, e isso é tanto a volúpia quanto a violência através do calor do corpo. Elas mexem com nossa adrenalina, ajudam na nossa corrente sanguínea. Em exagero, pode levar à loucura e à violências físicas, porém se souber usar na medida certa, pode dar aquela apimentada na hora do sexo ou dar um pouco de coragem a uma pessoa muito tímida ou medrosa.

       Seu rei é o Djinn, é o comandante do reino das salamandras. Cada elemental basicamente tem um reino próprio (o reino do fogo não convive junto com os da água, e assim por diante), e assim, cada reino tem um Rei ou Rainha. Djinn é descrito em algumas mitologias como um gigante de fogo, se retorcendo, e de seus olhos saem faíscas. Mas algumas pessoas (vulgo, a autora que voz fala) dizem ter presenciado ele em seu trono de pedra como um simples jovem, musculoso, de cabelos ruivos de um vermelho vivo e olhos castanhos avermelhados, de tez tranquila mas dura e séria. É para ele que você deve se dirigir e pedir permissão antes de adentrar no reino do fogo.

       Aparência

       Na maioria das vezes são pequenas serpentes ou lagartos com língua de fogo, alguns tem realmente a cor do fogo e outros tem a cor de um réptil do nosso plano. Alguns são pequenos do tamanho de ratos, e outros conseguem ser gigantes. Outros são do nosso tamanho, e alguns tentam manter uma aparência humana, embora sempre fiquem com a cauda de lagarto e com a língua bifurcada.

       O seu povo é guerreiro, por isso quando precisar de uma ajuda para ganhar alguma causa, o quando estiver pra baixo sem vontade de viver, ou sabe que vai enfrentar alguma coisa no seu dia e precisa tanto de coragem quanto de força, peça ajuda a estes seres.

       Ainda é possível encontrar neste reino outros seres relacionados com o fogo, como majestosos dragões vermelhos e uma rara fênix. Por mais que estes seres (principalmente os dragões, quanto à fênix não tenho conhecimento se ela possui um reino próprio) tenham seu plano astral próprio, por afinidade com o seu elemento e por possuírem conhecimento para tal, eles transitam entre os outros. Por isso você também pode encontrar grifos no elemento ar e unicórnios no elemento terra. Eles estão apenas de passagem, mas se você tiver sorte, pode encontrar um, Há ainda quem diga também que existam fadas do fogo e quimeras neste reino.

       Símbolos

       O próprio fogo é um representante destes seres, e tudo o que estiver relacionado à ele. Vulcões, o Sol, fogueira, etc. O fogo dentro de nós é representado por sentimentos como a força, a coragem, a fé, o calor, a paixão, o sexo,  e toda a energia que nos envolve e nos impulsiona pra frente.

       A cor vermelha e laranja são do elemento fogo. Salamandras são ajudantes de deuses e deusas do fogo, como Apolo, Héstia, Ares, Hefesto, Rá, entre outros. Também estão sempre próximos e envolvendo pessoas que nasceram sob um signo de fogo: Leão, Sagitário e Áries.


       Quero pedir ajuda de uma salamandra!

       Antes de mais nada você tem que estar em contato com este elemento. Não, não queime sua casa nem a si mesmo! Não precisa disso!! E ainda faria o elemento fogo agir com seu polo negativo: o da destruição. Você precisa de pequenas coisas para estar em contato com o fogo, como: estar sob o sol (não vale sombra ou meia-sombra); acender uma vela; estar em um lugar quente (por ex.: sauna); enquanto está cozinhando, pois as salamandras além de estar no fogão, adoram a energia da agitação que pode ter na cozinha; e se você estiver num local onde não tem nada e não pode acender nem um incenso, dance até suar!

       O fogo é bom para quem quer apimentar o que já existe. Para dar mais impulso em concretizar um projeto, para dar coragem, vontade, fé, força; para ajudar em causas, batalhas, guerras. Mas cuidado para não usar em demasia, pois o fogo é também auto-destrutivo e consome tudo o que está ao seu redor. Ele também precisa estar em equilíbrio com a terra, pois se não, vira fogo de palha e se esvai com o tempo.

       Salamandras não gostam de enrolação. Preferem que tudo seja direto e objetivo, então deixe assim suas preces e orações. Ah, e tenha um motivo para evocá-las! Ou você pretendia chamá-las apenas para um chá da tarde? Salamandras não gostam de desperdiçar tempo! Só comece um ritual e um contato com o fogo se tiver um propósito, e seja direto nele, nada de se enrolar ou adornar muito o pedido, pois quanto mais você demora, mais impaciente elas ficam e menos vão querer te ouvir.

       É isso, espero que tenham gostado! Já estou ansiosa para a próxima aula, continuaremos com os elementares da água!


~Lady Lua~