sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Intuição

Muitas pessoas se perguntam sobre a intuição: isso existe? Como funciona? Isso é uma espécie de sexto sentido, ou um poder paranormal?

Resposta: Sabe a sua consciência? Aquela que diz “é melhor não fazer isso”? É como se fosse uma espécie de sexto sentido, a sua intuição. Sabe aquela sensação de que algo estranho vai acontecer, de que algo que você costuma fazer todos os dias de olhos fechados, está diferente? É sua intuição funcionando. É o famoso "o santo não bateu". Algumas pessoas só agem pela intuição, outras são tão cabeças-duras que nunca a ouvem.

Na intuição, basicamente usamos o nosso lado inconsciente, subjetivo, para chegar à conclusões. As vezes elas são inexplicáveis, não conseguimos por em palavras porque estamos sentimos aquilo. Sua existência e funcionamento são um mistério até hoje para a ciência racional. Apesar de já terem existido teorias sobre o assunto, nenhuma é conclusiva.

Uma pessoa precisa de estudos pra ter a intuição funcionando? Depende.

Se a pessoa for, por exemplo, fazer uma consulta de tarô, 50% que vai ser usado é o estudo do baralho em si, é o que a pessoa aprendeu lendo e praticando; os outros 50% é sua intuição. O mesmo símbolo ou cor pode ter vários significados, e cada caso é um caso, então além de ter estudado para saber dos significados corretos (não adianta fugir, ou você vai acabar vendo A Torre e achar que vai ganhar na loteria), você tem que deixar sua intuição falar para saber qual melhor significado cabe naquele jogo. Isso você geralmente vê de acordo com a pergunta da pessoa e com as cartas ao redor.

Agora, como a intuição funciona no dia a dia?

Quando você sonha com fulaninha e acorda querendo ligar pra ela, e descobre que ela estava precisando de alguma coisa e você pode ajudar. Ou quando sonha com algo acontecendo, e acontece.

Quando você decidi sair mais cedo para o trabalho ou escola, e descobre que o trânsito está pior aquele dia e você acaba chegando em cima da hora, mesmo tendo saído mais cedo.

Ou ainda com fatos simples, como mudar o caminho para o trabalho, pegar outro ônibus ou simplesmente não sair de casa. As vezes acordamos com uma sensação ruim no estômago, um nó na garganta e uma vontade de ficar em casa.

Como você pode treinar sua intuição? Não tem segredo, tem que exercer ela no dia a dia. Sempre que você tiver um primeiro pensamento ou uma sensação a respeito de algo, pare e preste atenção nisso. Deixe vir. Se preciso for, separe essa impressão de qualquer pré-conceito que você pode ter naquele momento, e a analise sozinha e crua.

Se quiser, pode anotar para estudos posteriores. Você vai ver como, com o tempo, a sua intuição vai ficando cada vez mais afiada e sinistra!

Se quiser um exercício para afiar sua intuição, tente meditações e treine com algum tarô ou jogo de runas que você não conheça NADA sobre ele. Abra as cartas, ou sementes, ou cristais, etc., na sua frente e observe cada detalhe das cartas, seus símbolos, suas cores, tudo. Deixe que essas impressões tomem conta de você, e depois verifique os resultados.

Você pode, sim, contrariar sua intuição, mas recomendo que não faça com frequência. Ela, como todos os dons que temos, quando não praticado regularmente, acaba atrofiando e indo embora. E todo talento depois que se esvai, é mais difícil ainda de voltar.

Saiba que nem tudo é intuição. As vezes somos levamos por medos, esperanças ou preconceitos e achamos que é nossa voz interior falando. A melhor coisa a se fazer, quando você não tem certeza, é respirar fundo, relaxar e procurar meditar.  Tome um banho e um chá relaxantes, acenda um incenso e fique sereno.

Não fique brincando com ela nem usando para coisas levianas. Não fique se perguntando se vai pegar o pão quente hoje à tarde. Tente usar para coisas mais sérias, ou deixe que a intuição vai surgir quando tiver de surgir.

Abraços!
~Lady Lua~

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Os 4 Elementos

"Tudo o que foi criado, o macrocosmo e o microcosmo, portanto o grande e o pequeno mundos, formaram-se através dos elementos."
Franz Bardon - Magia Prática, o Caminho do Adepto

       Saudações a todos! E apenas para completar o que Bardon disse, algumas partes de seu livro citado: Primeiro veio o fogo, até na Bíblia diz: e se faça a luz! Depois veio seu oposto, a água, porque tem sempre que haver um equilíbrio no Universo. Depois, foi preciso um intermediador entre os dois, e criou-se o ar, um elemento que ficava entre o fogo e a água. Por último, era preciso algo onde os outros 3 pudessem viver, e formou-se a Terra."

       Como eu já disse aqui antes, os bruxos são magistas e estudiosos que trabalham com a energia do mundo. E essa energia corre em tudo ao nosso redor: nos animais, nas pedras, nas ervas, nas plantas e árvores, no menor grão de areia, na maior das estrelas, no ar que respiramos, na água que bebemos, na terra que pisamos, e por último, em nós mesmos.

       Se você não está lembrado de eu ter falado isso, então talvez devesse dar uma olhada sobre essa tal de energia que eu estou falando.

       O que vou falar agora é sobre os Quatro Elementos existentes no universo (e, consequentemente, em nós mesmos): Fogo, Água, Ar e Terra. Dentro de cada um deles, porém, existe seus espetaculares moradores: os elementais. Eles que regem cada um desses elementos, porém hoje vou basicamente explicar somente sobre os elementos, o que eles regem no nosso corpo, como suas faltas ou excessos nos afetam, etc. Logo mais, em outro post, explicarei com calma sobre cada um desses elementais, mostrando orações e formas práticas de se entrar em contato com eles.

       Pra que vamos ver sobre isso agora? Porque um bruxo trabalha com forças da natureza, tanto para pegar energia emprestada quando se sente fraco, ou quando se sentir "pesado" e precisar fazer algo para descarregar toda aquela energia ruim acumulada, que parece estar te empurrando pra baixo. E também porque estes elementos agem diretamente sobre nós, sobre nossa vida, já que eles fazem parte de nossos corpos assim como fazem parte do mundo ao nosso redor. É importante conhecê-los para que conheçamos a nós mesmos.

       Vou mostrar um pouco sobre cada um desses elementos, o que eles fazem e no que nos ajudam e como agem em nossos corpos.





       ÁGUA


       A água é purificadora. Ela rege nossas emoções e sentimentos, com delicadeza, também ajudando na parte criativa e intuitiva de nossa mente, já que também rege o subconsciente.
       Assim como a água está constantemente mudando, ora está calma e tranquila, ora está furiosa e por onde passa deixa um rastro de destruição. Assim é nossos sentimentos, e com essa frase eu quis dizer exatamente que temos uma medida para ter "água" no nosso corpo. Não fisicamente, claro. Se estamos com excesso do elemento água, nos tornamos pessoas possessivas e ciumentas, pessoas que se deixam levar pelos sentimentos muito facilmente, pessoas que não podem ouvir um "A" mais alto, que já desatam a chorar. Se estamos com falta de elemento água, nos tornamos pura melancolia, uma tristeza sem fim, uma sensação de vazio e pensamentos de suicídio.
       Por isso, temos que manter um equilíbrio. E como faz para restaurar esse equilíbrio no corpo? Isso pode ir desde bebendo água no decorrer do dia, como simplesmente meditando com o elemento. Você pode deixar uma taça com água na sua frente, e meditar com ela por alguns minutos durante alguns dias. Ou fazer alguma oração à sua escolha antes de tomar um copo de água, pedindo que esse elemento te re-equilibre consigo mesmo, que traga equilibrio emocional, etc.
       Caso você se sinta desanimado, sufocado ou carregado, sempre que puder molha os pulsos em água correte e fresca, assim como molhar a nuca, isso sempre ajuda a você clarear a mente e refrescar-se. Assim como ao tomar banho, você pode meditar e fazer uma pequena oração pedindo que esse elemento leve embora todas as energia acumuladas durante seu dia.

       AR


       O ar é o elemento do intelecto, dos estudos. Magicamente falando, o ar é a mais pura e perfeita forma de visualização, que é a mais poderosa ferramenta que temos. Portante, ele também mexe com a imaginação e a criatividade. Ele também é movimento, o ímpeto que manda a visualização na direção correta.
       Ele governa viagens e a liberdade, nos dão inspiração e criatividade, portanto nos inspiram a buscar conhecimento, a ler e a ter gosto para todos os tipos de arte. Ele nos inspira a pensar, tramar, formar, criar; quanto mais complicado o raciocínio, mais o ar vai agir na sua mente! Então já sabe, ele não é para assuntos triviais, ele gosta mesmo é de problemas complicados de matemática!
       Em equilíbrio com o ar podemos nos sentir inspirados, criativos, somos falantes e cheios de inspiração! Mas em falta ou excesso podemos nos sentir cansados mentalmente, sem disposição pra nada, ainda mais algo que nos leve a pensar. Provas da faculdade? Conversar? Nova meta no trabalho? Nem pensar!
       Para meditar com este elemento, acenda um incenso e fique olhando para a fumaça dele por alguns minutos. E no outro dia que for repetir, acenda outro.
       Você pode respirar fundo de olhos fechados sempre que precisar de um pouco de inspiração a mais, seja para produzir algo ou simplesmente ao começar seu dia. Faça uma pequena oração pedindo esse elemento que lhe traga a vontade de buscar conhecimento e inspiração.

       FOGO


       O fogo é o elemento da mudança, da transformação, da vontade, do amor avassalador, da paixão ardente, e claro, do sexo. A magia do fogo pode assustar, seus resultados costumam aparecer rapidamente. O fogo não brinca em serviço!
       Esse elemento não é para ser manuseado levianamente, sem cuidados e supervisão. Não é preciso ser bruxo para saber que se uma vela acesa cair em cima da mesa, pode causar um tremenda estrago! E se cair perto de panos, pode queimar a casa inteira! Sim, o fogo é poderoso, e muito. Não é pra ter medo, é pra estar consciente e usá-lo com cuidado.
       O fogo representa a faísca de divindade que brilha dentro de nós e em todas as coisas vivas. É talvez, o mais físico e espiritual de todos os elementos.
       Enquanto as emoções em si são domínio da água, o fogo cuida da parte carnal. Ele cuida da volúpia, tem um temperamento ardente, tempestuoso, impetuoso e violência. Ele auxilia nossa corrente sanguínea e a adrenalina. Em excesso pode levar a loucura, ao fanatismo, mas em falta pode deixar a pessoa muito tímida e medrosa. No ponto ideal, é o elemento certo para esquentar na cama e dá coragem a quem precisa.
       Para meditar com este elemento (não, não vá sair tacando fogo em tudo!), acenda apenas uma vela, a cor não importa muito. Não deixe a vela acesa perto de elementos inflamáveis, nem de lugares que podem pegar fogo facilmente, e certifique-se que a vela não vai cair à toa. Você vai se sentar na frente dela, com uma distância de segurança, e ficar meditando alguns minutos enquanto observa a chama dela. Depois, apague e acenda-a novamente outro dia. Não deixe a vela acesa sem ninguém olhando!

       TERRA


       Esse é o elemento que somos mais próximos, já que é nossa casa, não necessariamente a Terra como planeta, mas também nossos corpos como um todo.
       A terra é o reino da abundância, da prosperidade, da riqueza, da firmeza, dos objetos imóveis e da cura. Sem a terra os outros elementos não existiram, pois é onde os outros três se apoiam. É um ótimo elemento para trabalhar nosso material e nossas ambições, já que é o elemento da expansão, é perfeito para trabalhar com conquistas (principalmente de coisas imóveis), com equilíbrio da vida material, a prosperidade física e também a cura, principalmente dos ossos. 
       Ao contrário do fogo, que é aventureiro, a terra nos dá a segurança e o conforto do nosso lar. Em equilíbrio com ela, nos sentimos revigorados e prontos para tudo! Nos sentimos bem dispostos, com uma saúde impecável de quem nunca comeu no Mc Donalds! Mas em desequilíbrio, para mais ou para menos, nos sentimos desencorajados, com preguiça, lentos, sem vontade de fazer nada, com enjoos constantes, como se a nossa saúde tivesse ido pro brejo
       Para meditar com este elemento, procure mesmo caminhar descalço, ainda mais em lugares gramados. Procure sentar-se na grama, encoste a palma de suas mãos na terra, ou então fique próximo de árvores, abrace uma! Sinta o cheiro de grama fresca, enfim, entre mais em contato com a natureza! Se você não pode ir a um parque ou a qualquer lugar assim, serve uma planta em um vaso mesmo. Você pode ficar alguns minutos meditando com ela, acariciando suas folhas e flores. A gente faz o que pode, com o que tem!

       Você pode também, sempre que sentir necessidade, desenhar os símbolos dos elementos correspondentes, como colocar o simbolo do fogo na vela, ou desenhar o da terra no chão. Dê uma olhada na imagem abaixo:



       Não são símbolos complicados, como podem ver, se formos parar para analisar, são apenas triângulos. O que difere é a direção para onde apontam, se para baixo ou para cima, e o risco que têm em suas pontas.

       Se querem se aprofundar mais sobre esse assunto, eu indico um livro básico chamado Os Espíritos da Natureza, de C.W.Leadbeater. O livro traz explicações sobre os elementos e seus elementais, mostrando essas entidades fantásticas e cheias de poder. E outro livro, mais complexo embora seja também para iniciantes, é o de Franz Bardon citado no início desse post, Magia Prática - O Caminho do Adepto. Aqui nesse link, você pode fazer o download do livro com tradução de Inês A. Lohbauer. Nas lojas existe também outra opção de tradução, da Eddie Van Feu.

       Por hoje, ficamos por aqui. Espero que tenham gostado! Voltem sempre!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Imbolc - o Sabbath da vez

       Ohh, post atrasado sobre outro Sabbath! 1º foi Imbolc aqui no hemisfério Sul. Se você corre pela roda Norte, Imbolc passou no 1º de Fevereiro.

       Agora, o que é Imbolc? Ele é o início da primavera, mas ainda no meio do inverno!  No Imbolc, a Deusa está se recuperando de seu parto no Yule. Também é venerada em seu aspecto de Virgem e seu altar é decorado com flores brancas para simbolizar sua pureza, pois é uma celebração de recém-nascidos, benção a filhotes e crianças pequenas e à amamentação, pois ela cuida agora do Deus bebê.

       É celebração para fertilização e crescimento, recuperação, do Fogo e da Vida! Você pode celebrar esse sabbath com leite e seus derivados, pois assim estará celebrando a fertilidade, a maternidade, o amor de mãe e de deusa e o crescimento.

       As cores desse Sabbath são: laranja, vermelho, amarelo, branco, azul. Cores que lembrem a luz ou o fogo.

       Por já aparecerem os sinais da primavera, você pode invocar deuses que são da lua crescente, como da prosperidade, da sorte, do amor.

       As ervas, que podem ser usadas em chá, temperos, defumação, incenso, comidas, feitiços ou como quiser: angélica, manjericão, louro, benjoim, salgueiro, urze, mirra, alecrim e trevo.

       Pedras e cristais: água marinha, ametista, granada, turquesa e ônix.

       Sobre as comidas... O principal ingrediente desse Sabbath é o leite, então praticamente todos os seus derivados: coalhadas, cremes, chantili, queijos,  bolos e o leite puro mesmo. Também pode abusar de coisas quentes, como chás e vinho, porque ainda estamos no inverno!

       Com relação à feitiços, pense que você tem que se preparar para sair de uma casca, pense que você passou todo esse tempo de inverno recluso, meditativo, e logo vai sair e voltar à vida. O próprio Sol vai voltar com tudo, então vai ter muito trabalho à ser feito!! Pense em feitiços de coragem, atrair um novo amor, abrir caminhos ou iniciar novos projetos.

       Ah! Acaso você não pode fazer um ritual muito grande, por quaisquer motivos que sejam mas não quer passar o Sabbath em branco (apesar do branco ser uma das cores do Imbolc, hehe), acenda uma vela que corresponda a este dia, medite, faça alguns pedidos e agradecimentos e deixe uma taça com leite ao lado da vela. Pronto! Está feito!

       Bom pessoa, por hoje é só!

       Feliz Imbolc para vocês, curtam bastante este final de inverno, e que uma nova vida venha!!