sexta-feira, 21 de março de 2014

Bem vindo, Mabon!

       Olá pessoas!

       Aproveitando que estamos entrando no outono, e vamos falar dessa data para wiccanos e bruxos!

       Primeiramente, vou dar uma introdução sobre o que são os Sabbath.

       Eles são antigos rituais que celebram a passagem do ano de acordo com as estações, como as épocas de colheita. Os Sabbats são celebrados de diversas formas ao redor do mundo, e podem ter diferentes nomes também, dependendo da cultura.

       São 8 sabbats ao todo, sendo 4 principais: Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain. E os 4 menores: Ostara, Litha, Mabon e Yule.

       Hoje, como eu disse, vou aproveitar a passagem do ano para Outono e falar um pouco sobre esse equinócio: Mabon.


       Mabon celebra a chegada do Outono, que corresponde a aproximadamente dia 21 de março no hemisfério Sul e 21 de setembro no hemisfério Norte. É o segundo festival de colheita, é aquele que antecede o inverno. Aqui, o Deus já está ficando fraco, já está envelhecendo, as plantações vão aos poucos sumindo e as folhas, caindo. Aqui começa uma época de recolhimento e introspecção, onde ficamos muito mais pensativos em nós mesmos.

       Nessa época era derramado leite sobre a terra para agradecer pela colheita que passou e por toda a fertilidade obtida. É uma data especial para conversarmos com nossos espíritos familiares, antepassados e guardiões, pedirmos seus conselhos e proteção, pois estamos à meio caminho do inverno, e ele simboliza uma época de total introspecção e infertilidade.

       Também é uma ótima época para começar a se preocupar com saúde e proteção, e deve-se ter um cuidado dobrado com pessoas idosas. Também pode pedir por proteção no amor.

       Ervas, alimentos e altar

       Lembre-se que essa época celebra tudo que veio da terra. Então coisas derivados de grão e raízes são válidos.

       Se puder, faça um prato típico de mabon para colocar no seu altar e depois, repartir com seus familiares e amigos: derivados de milho, abóbora, leite, feijões, maçãs, nozes, castanhas, amêndoas, amoras, jabuticabas, cravo, pães no geral e tortas. Também temos as cenouras, batatas, cebolas, etc.

       Bebidas: vinhos, cervejas e sidras, além de sucos e outras bebidas derivadas de frutas, como a maçã e a uva.

       Para enfeitar um altar de Mabon, separe algumas sementes e folhas secas. Coloque ramos de carvalho, pinho e/ou cipreste, espigas de milho, ramos de trigo e algumas frutas. Se puder, queime algumas ervas no seu caldeirão: madressilva, mirra, folhas de carvalho, folhas de maracujá, avelã, álamo e até trigo. Pode colocar uma jarra com a bebida que escolheu, o prato escolhido, cestas ou pratos com as frutas.

       As cores dessa época são as cores do outono: marrom, verde escuro, laranja, amarelo e vermelho.

       Antigamente o costume era receber familiares e amigos – ou reunir o coven, se for o caso – e fazer um almoço ou jantar, com os pratos típicos dessa época, para celebrar a fartura e as colheitas. Também era costume ter um tempo para cuidar da casa, concertar coisas quebradas, fazer faxina, fazer um estoque de comidas, etc.


       O Ritual

       Algumas tradições gostam de realizar um rito simbolizando a descida da deusa Perséfone ao submundo, pois de acordo com o mito, foi nessa época que o deusa Hades encontrou-se com Perséfone, apaixonou-se pela moça e a levou raptada para o submundo. Lá, ela comeu 6 sementes de romã, e essas semente simbolizando os 6 meses que temos de outono e inverno em que Perséfone passou no inverno. No resto do ano ela é permitida a passar com sua mãe, Deméter, aqui na superfície, e é nessa época que temos o verão e a primavera.


       Alguns bruxos preferem fazer um ritual em agradecimentos aos deuses, com orações de agradecimento pelos frutos que foram colhidos, pelo amadurecimento que teve, por tudo que foi deixado para trás, pedindo coisas boas para esse novo ciclo que se inicia, etc.

       Logo trarei mais coisas para vocês sobre os outros sabbats! :D

segunda-feira, 10 de março de 2014

Oráculos



       Como eu disse antes, na minha opinião todo bruxo tem que ter pelo menos um oráculo. E existem tantos, que o que eu posso fazer aqui é dar uma breve explicação sobre algumas formas de adivinhação, mas cada um é único e pede estudos apropriados. Saiba que qualquer ferramenta de adivinhação é, antes de mais nada, uma ferramenta de auto conhecimento, logo, a dica é treinar com você primeiro e depois com os outros!

       Tarô: Existem “nhenhemtos” baralhos de tarô pelo mundo! Existe tarô quase sobre tudo! Tarô sobre animais, de dragões, de orixás, de fadas, de gnomos, de gatos, de anjos, egípcio, erótico, pássaros, vampiros... Enfim! Existem MUITOS mesmo! De história de quadrinhos à surrealismo! Cabe você pesquisar sobre qual você gosta mais, é um mais lindo que o outro! Geralmente eles seguem o formato de Marselha, isso quer dizer: 22 cartas “principais” chamados de Arcanos Maiores e outras 56 cartas “complementares” chamadas de Arcanos Menores, totalizando 78 cartas. Coloquei dessa forma, não porque os A. Menores são insignificantes, pois eles são de suma importância, mas sim porque sem eles ainda é possível abrir uma leitura, já sem os 22 A. Maiores, não. O baralho cigano tem 36 cartas, quer dizer que ele não segue esse esquema. E devem existir muitos outros com números próprios de cartas.

       Quiromancia: É a leitura de mãos. Você interpreta as linhas e expressões nas mãos, seu tamanho, textura, forma, tudo. É uma pratica que requer cuidados e estudos frequentes, pois você tem que interpretar quase cada centímetro da mão.

       Cafeomancia: Adivinhação pela borra do café! Para esse oráculo, você vai fazer o café direto na xícara (cerca de 3 colheres de café e complete com água quente), adicione o açúcar à gosto. Misture tudo seguindo o sentido horário, concentrando-se numa pergunta ou questão para qual você precisa de resposta. Quando puder, beba o máximo que conseguir, deixando o resto do pó de café na xícara. Após isso, pegue o pires da xícara e tampe-a, em seguida vire rapidamente a xícara de ponta cabeça no pires. Atento: Cada figura tem um significado, e podem surgir diversas figuras! E cada posição em que elas estão, também!

       Ceromancia: Essa é com o uso de velas! Que eu conheço, existem duas formas de usar esse oráculo: uma é acender uma vela, pensando numa pergunta e ficar observando a chama da vela, se ela diminui é não, se ela aumenta é sim; mas tem outras possibilidades: se ela chorar preto, se ela se apagar, etc... A outra é com uma tigela grande, com água dentro. Você vai pingando a vela acesa dentro, e o resto vocês já sabem.

       Teimancia: É igual à cafeomancia, mas é usada folhas de chá ao invés do pó de café.

       Runas: São um conjunto de letras germânicas inscritas em pedras, sementes, madeira ou metal. Contam as lendas vikings que o próprio deus Odin descobriu as runas. Joga-se como se fossem búzios.

       Búzios: Uma arte divinatória utilizada nas regiões da África; existem diversas formas de ser usado, uma delas conta com o arremesso em uma mesa de 16 búzios, e assim se analisa as posições em que caíram. Os búzios são conchas de praia de diversos tamanhos, geralmente de uma mesma forma ovalada e fechada, diversos tamanhos.


       Esses são alguns exemplos de como existem diversos oráculos no mundo. Qualquer um com um pouco de boa vontade pode aprender uma arte divinatória, ou até mesmo, várias.

       Qual o melhor lugar para se fazer a leitura do oráculo? Não existe um lugar específico, alguns se sentem mais confortáveis em um lugar privado, outros não se incomodam em jogar em público, aconselho apenas a evitar lugares carregados e barulhentos demais.

       Se você está se perguntando “Funciona?”, eu vou falar NEM COMEÇA! Magia não é ver pra crer, mas crer pra ver. Magia, como eu já disse antes, não se explica, apenas se sente.

       Agora, se sua dúvida é “porque fazer?”, eu digo que há vários motivos, você poder usar essas ferramentas apenas para você mesmo como para ajudar os outros. Os oráculos te ajudam a prever uma infinidade de acontecimentos de variáveis realidades que podem acontecer, com você ou com a pessoa que se consulta. Eu costumo dizer que o futuro não está escrito a caneta, mas está à lápis: quer dizer que dependendo do que você fizer, você escreve um futuro novo, e ele pode ou não ser alterado dependendo de você. Ele pode ficar escrito da mesma forma por um bom tempo, mas se algo te mudar, se algo te fizer pensar ou agir diferente, ele vai ser alterado. Todo oráculo vai te responder o futuro que está escrito à lápis. Exemplo: se eu te disser que por um caminho X tem um buraco, você vai mudar de estrada, não vai? Então você não vai se encontrar com o buraco que eu falei! É assim que funciona! Por isso tem tanta gente que fala “isso não funciona! Não aconteceu o que você me disse!”; os oráculos são conselheiros, então a função deles é aconselhar. Você que decide o que fazer.


       Também é por isso que a pessoa não deve fazer repetidas vezes a mesma pergunta, pois cada vez pode dar uma resposta diferente. Eu tenho por mim que todo oráculo tem cerca de 80% de chance de dar certo, isso podendo variar com a energia presente e o estudo. Nunca uma reposta vai sair igual à anterior.

       Eu aconselho à nunca se jogar para uma pessoa descrente ou que faz piadas sobre o assunto, pois não adianta o que você vai falar ou fazer, essa pessoa não vai mudar e você ainda vai ser ridicularizado.

       Antes de começar a sessão, procure relaxar. Utilize de incensos e velas para isso, música, tome um chá, faça uma meditação, segure um cristal, faça orações. Tenha a mente clara, apenas com a pergunta a ser feita e nada mais. Quanto mais relaxado você estiver, melhor. E faça o mesmo com o consulente, se houver. Peça para que ele mantenha a mente calma e foco apenas na questão.

       Foi muita coisa? Foi! Então vou fazer um resumo pra ajudar:

1-      Escolha seu oráculo.
2-      Estude sobre ele e sobre os métodos usados.
3-      Agora que você está com seu oráculo em mãos, conheça-o.
4-      Estude mais um pouco.
5-      Treine. Treine sozinho, treine para outras pessoas, mas treine. Não há nada de errado em se ter um livro de cola do lado, no começo é assim mesmo, mas aos poucos vá tentando fazer sem olhar no livro.
6-      E estude mais.

       Se você está confuso em como fazer para treinar e até para abrir a leitura, segure abaixo:

1-      Esteja em um lugar em que se sinta seguro e confortável, sem interrupções e barulhos.
2-      Faça a adivinhação de uma pessoa por vez, e diga para que a pessoa não pergunte de outras pessoas. Determine um tempo para as perguntas, por exemplo: não pergunte simplesmente “vou mudar de casa?”, pergunte “vou mudar de casa até ano que vem?”
3-      Peça para a pessoa fazer uma pergunta objetiva por vez. O oráculo não vai dizer “mais ou menos”, ou é uma coisa ou outra.
4-      É preciso da atenção das duas pessoas envolvidas.
5-      Diga para o consultante manter o foco em uma pergunta por vez, e manter o máximo de concentração possível para que a adivinhação não seja alterada.
6-      Olhe para o seu oráculo e o interprete. Foco nas primeiras coisas que vierem à sua mente (desde que não seja a sua nota ruim na prova).
7-      Quando começar a se sentir cansado (e no começo, isso vai acontecer depois de simples 3 perguntas), pare a consulta.
8-      Á medida que você vai treinando e estudando, você vai se aprimorando.
9-      Estude em livros, leia vários textos, vá a palestras, troque experiências. Mas nunca deixe de lado sua intuição. Um único símbolo tem “N” significados, mas naquele momento pode vir à sua mente apenas alguns semelhantes. Não ignore.
- - Vale acender velas e incensos para ajudar!



       É isso pessoal!

       Hoje o post foi longo! O próximo, eu tento deixar um pouco menor! Agora é só vocês irem atrás do oráculo de vocês, e acima de tudo: divirta-se! Se o oráculo escolhido não te agrada, ou nada disso te faz bem, simplesmente pare. Ninguém é obrigado a fazer o que não faz bem.

terça-feira, 4 de março de 2014

Os Instrumentos

              No post anterior eu falei sobre energia e dei um exemplo de um feitiço bem básico, para começarmos a jornada!

       Mas isso não é tudo!! Falta ainda falarmos um pouco sobre os instrumentos que usamos na Arte da Bruxaria.  Sim, porque você não achava que era simples daquele jeito, achava??

       Bem, fora as velas e incensos usados, nós ainda temos outros objetos que nos auxiliam durante o ritual, que direcionam a energia que estamos manejando, que abrem portais, que fazem uma série de coisas!

       É importante deixar claro que, sem eles, ainda é possível que se faça o ritual/feitiço, mas vai requerer 10x mais do bruxo, pois ele está “sozinho”, tendo que puxar energia, trabalhar com ela, modifica-la à sua vontade e mandar de volta. Com esses objetos, isso fica de certa forma mais fácil, é como um suporte.

       Mas não se engane, o melhor e principal instrumento para a magia é você e sua imaginação!

       Caldeirão: Ele é o símbolo da bruxa no mundo, junto com a vassoura! Toda alegoria de bruxa que vemos por ai, mundo à fora, está sempre com um enorme caldeirão, fazendo poção!  O que podemos tirar de verdade nisso? Nós realmente utilizamos ele para fazer poções, mas também pode ser usado para queimar ervas e fogo dentro (nesse caso, recomenda-se que use ele apenas para uma dessas opções; ou você vai usar seu caldeirão para fazer infusões, poções, bebidas etc, ou para substituir uma fogueira, porque né, nem todo mundo pode fazer uma fogueira no quintal!); ele também é uma representação da Deusa, simbolizando o feminino, a sexualidade, fertilidade.... Ele deve ser feito de ferro e possuir três pés de apoio. Existem caldeirões de todo tipo, por isso, ATENÇÃO: Quanto maior ele for, maior o portal que ele vai abrir, portanto, se você estiver começando agora, eu sugiro que compre um caldeirão pequeno.

       Vassoura: A imagem da bruxa montada na vassoura e voando na Lua Cheia é tão forte, ainda nos dias de hoje, que a prefeitura de Salem a usa em sua bandeira. Por mais que usemos a vassoura nos dias de hoje, sua utilidade é muito diferente da dessa: ela é usada para limpeza e banimento de energias negativas de um lugar. Sempre antes de você começar um ritual, passe a vassoura por ele para limpá-lo (não que deixe a vassoura toque o chão). Ela pode ser feita naturalmente, com um galho que seja mais ou menos do seu tamanho e com folhas secas; ou melhor ainda, com ervas ligadas à limpeza! Hoje em dia, algumas casas de artigo religioso vendem umas vassouras de bruxa que são bem bacanas, feitas de piaçaba, basta você consagrá-la antes de usar.

       Athame: Símbolo do Deus, do falo, da masculinidade, da virilidade; o
athame é uma “faca” sem corte, onde você vai usar apenas ritualisticamente. Ele pode ser usado para traçar e destraçar o círculo, para simbolizar o encontro do Deus com a Deusa (colocado dentro do caldeirão, por exemplo), para canalizar a energia, para puxar e mandar energia, para proteção e defesa... Geralmente athames são pequenos, pois se forem muito grandes acabam se tornando espadas curtas, e se for muito pequenos, você dificilmente o manejará. Eu sugiro que escolha um cujo cabo caiba todo na sua mão.

       Varinha: Sim, ela também existe! É um instrumento de invocação, de direção de energia, serve para mexer no seu caldeirão, para traçar e destraçar o círculo, ou também como uma representação do Deus, na falta do Athame. Ela é feita de madeira, e por mais que tenham algumas árvores “especiais” para se fazer varinha, quando você pedir para que o Universo te mande uma varinha para ser sua, pode ser que seja de uma árvore que você nunca ia imaginar, tipo uma amoreira ou abacateiro. O melhor a se fazer é pegar um galho que já esteja no chão, e não tirá-lo da árvore; a não ser que você queira de uma dessas árvores “especiais” (salgueiro, sabugueiro, carvalho, aveleira... Cada árvore tem um propósito assim como as ervas, você pode ter várias varinhas, cada uma de árvore e cada uma vai funcionar melhor para um tipo de energia), nesse caso, é ALTAMENTE recomendável que você peça licença à arvore e que agradeça depois. Não precisa ser um galho reto, tem pessoas que preferem quanto mais torto, melhor. Também não precisa ser muito grande, nem muito pequeno, vai da sua escolha!

       Cálice: Representa a Deusa e sua feminilidade, fertilidade, igual ao caldeirão. Ele deve ser usado nos rituais com o propósito de guardar água ou vinho, ou outra bebida que você utilize. No ritual, ele vai permanecer no altar por um dia, ou quantos você decidir; dentro de um coven, o cálice é compartilhado para que todos bebam um pouco da bebida consagrada dentro dele. Bruxos solitários as vezes optam por ter dois, um para você e outro para deixar no altar, para não beber do mesmo cálice que a Divindade.
        
         Incensários e Castiças: Onde você pretende deixar suas velas e incensos queimando? Em um lugar apropriado e seguro, eu espero! É para isso que eles servem, e no mercado existem vários de várias cores e vários formatos, basta você escolher o que mais te agrada!

     Livro das Sombras: O Livro das Sombras, ou Book of Shadows no inglês (B.O.S.) é basicamente o caderno de anotações do bruxo. Ele serve como diário, onde você vai anotar praticamente tudo, desde receitas até suas
próprias experiências, ele vai ser a colinha que você vai ter nos primeiros rituais que fizer. Alguns deixam ele no altar, alguns deixam ele guardado. Não há regra para como um BOS deve ser, uma simples agenda ou caderno serve, alguns bruxos preferem ter fichário para poder tirar e colocar folhas à vontade. Existem lojas que vendem os Livros todo enfeitado, de capa dura e preta, com desenhos de pentagrama, basta você procurar e certamente vai achar um que te agrade!

       Existem outros instrumentos que você pode adquirir ao longo da sua jornada, mas que não são importantes logo de início. Eles são:

       Bússola: A única utilidade é para você poder se localizar independente da onde esteja para fazer um ritual; para você saber onde está o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste.

       Espada: Tem basicamente a mesma função que o athame, mas com mais potência. Com a espada, você está pronto para a briga; ela é uma melhor defesa e uma proteção maior.

       Enquanto que você sozinho tem o poder “pequeno”, com a varinha seu poder aumenta 2x, com o athame 4x, com uma espada, podemos dizer que aumenta umas 10x seu poder. Mas pode depender de cada instrumento usado também.

       Roupa ritualística: Tenha uma roupa apenas para rituais. Alguns gostam de escolhe uma roupa que seja toda branca, outros gostam de ter uma túnica, outros gostam de capa. Quando você for se iniciar, aconselho que já tenha a sua roupa ritualística que vai passar pela iniciação com você, e vai ter acompanhar no seu caminho.

       Músicas, sinos, pins: Essas coisas te ajudam a se concentrar melhor e a entrar em estado de meditação. É sério, vocês não vão acreditar no que um pin pode fazer na sua alma! Ele tem um toque já toca você fundo, já deixa a sua mente atenta e calma para ir entrando em meditação. Sinos também funcionam para chamar atenção de sua mente, e a música por si só é mágica: faz você entrar em sintonia total com a intenção do seu ritual.



       Oráculos: Na minha opinião, todo bruxo deve ter pelo menos UM oráculo. Existem diversos por aí, e são tantas formas diferentes... Que devo abrir um post só pra isso! Até a próxima!!